-
Gabarito: Certo
Cada unidade da federação será um estrato.
Em cada unidade observacional haverá uma cela, isto é, na amostragem haverá uma cela de cada unidade da federação.
-
Amostragem Aleatória Simples: Dado um conjunto, enumeramos seus elementos e realizamos um sorteio, os elementos sorteados constituirão nossa amostra. Podem ser com ou sem repetição dos elementos
Amostragem Sistemática: Dado um conjunto de elementos ordenados retiramos periodicamente um elemento para a amostra. (Não recomendada para eventos sazonais) Ex.: Linhas de montagem
Amostragem Estratificada: Quando uma população pode ser dividida em subgrupos (estratos) que são mais ou menos homogêneos. Após a determinação dos estratos, seleciona-se uma amostra aleatória simples de cada estrato.
Amostragem por Áreas: A população é dividida em áreas, a partir das áreas coletaremos as amostras.
Amostragem por Conglomerados: “A população é dividida em conglomerados, onde cada conglomerado é representativo da população. Selecionamos aleatoriamente um conjunto de conglomerados e a amostra é constituída por todos os elementos dos conglomerados selecionados.” Quanto mais heterogeneidade melhor.
fonte: http://arquivoescolar.org/bitstream/arquivo-e/98/1/An%C3%A1lise%20de%20dados.pdf
-
Eu pensei assim: Um exemplo: Se tem 1000 presídios no Brasil e cada um tem 100 celas e eu for em todos os presídios e em todas as celas, eu vou me arrombar pra fazer a pesquisa, vai demora pra caramba. Daí o que eu faço, dos 100 eu vou em 1 presídio só, e das 100 celas em 1 cela só, ou seja eu retirei um estrato daquilo tudo sacou?
Amostragem proporcional estratificada
Muitas vezes a população se divide em subpopulações – estratos.
Como é provável que a variável em estudo apresente, de estrato em estrato, um comportamento heterogêneo e,
dentro de cada estrato, um comportamento homogêneo, convém que o sorteio dos elementos da amostra leve em
consideração tais estratos. É exatamente isso que fazemos quando empregamos a amostragem proporcional estratificada, que, além de considerar a existência dos estratos, obtém os elementos da amostra proporcional ao número de elementos dos mesmos.
Fonte: Professor Altevir Carneiro - Focus concursos públicos.
-
Alguém, por favor, saberia o porquê de não se considerar a amostragem por conglomerados nesse caso? Pois o enunciado declara que deverá ser empregada uma amostragem estratificada.
Tenho dúvidas em diferenciar esses dois modelos de amostragem.
-
caso os detentos fosse entrevistados seria por conglomerados?
-
A amostragem é estratificada pois analisamos TODOS os grupos ("pelo menos uma unidade prisional de cada unidade da federação").
Não pode ser a conglomerada nesse caso, pois aí analisaríamos apenas ALGUNS grupos.