-
Letra (c)
Item I - Segundo Paludo (2015) “Formalmente, na Administração Pública Federal, a gestão por resultados foi introduzida com o PPA 2000-2003, denominado Avança Brasil, sob a ótica de estruturação das ações de governo em programas, com objetivos e metas vinculados aos programas e ações.
Seja qual for o caminho escolhido para perseguir melhores resultados na gestão pública, dois temas são cruciais: o fortalecimento do planejamento orientando a atuação administrativa e a sua maior integração com oorçamento; …”
Item III - Na administração pública, a utilização de indicadores de desempenho (ID) para aferir os resultados alcançados pelos administradores é uma técnica relacionada com o conceito de accountability (responsabilização) de desempenho.
Item IV - construção da Missão, Visão e Valores de uma empresa só é útil se essas
definições forem postas em prática no dia-a-dia da empresa, desde o
porteiro até o presidente
-
Para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a gestão por resultados em toda a Administração Pública passa pela estruturação dos processos do ciclo de gestão das políticas públicas (formulação, implementação e avaliação), com foco no alcance de resultados.
Se oficialmente a gestão por resultados surgiu e foi implantada com esse PPA, e resultados significativos foram obtidos, na prática, ainda há muito o que se fazer.
Esse modelo de gestão baseada em resultados, ainda em construção,53 sob a ótica da democracia e do princípio constitucional da eficiência, resulta numa visão mais ampla, onde a participação do cidadão é necessária – indicando suas necessidades e controlando a prestação dos serviços públicos: a administração deve criar novos canais que permitam essa participação, incentivar essa participação e fornecer informações transparentes que possibilitem esse controle.
Seja qual for o caminho escolhido para perseguir melhores resultados na gestão pública, dois temas são cruciais: o fortalecimento do planejamento orientando a atuação administrativa e a sua maior integração com o orçamento; e a motivação do servidor público: é necessário que se estabeleça algum tipo de incentivo, alguma motivação vinculada à remuneração do servidor (ou se implante um sistema de remuneração variável).
-
"...o fortalecimento do planejamento orientado a atualção adminstrativa e a sua maior integração com o orçamento; a maior motivação do servidor público: é necessário que se etsbeleça algum tipo de incentivo, alhuma motivação vinculada à remuneração do servidor ( ou se implante um sistema de remuneração variável).
Quanto ao primeiro tema, estamos avançando; quanto ao segundo, simplesmente inexiste..."(Paludo, Augustinho)
Ou seja, a remuneração variável no setor público não é obrigatória em uma gestão por resultado.
Gabarito: C
-
O sistema de remuneração variável não é obrigatório e foi adotado em alguns estados como Minas Gerais, RJ... é um estímulo motivacional.
-
Gente, um macete que me ajuda muito na hora de resolver questões de ADM Geral e Pública é descartar as assertivas que tragam palavras que sugiram rigidez, obrigatoriedade, nas questões que apresentem teorias, sistemas modernos. O contrário é válido para os sistemas mais antigos, tais como as teorias clássicas, o patrimonialismo, a burocracia...
Foco e muito café... rs
-
Segue questão relacionada:
QUESTÃO CERTA: O conceito de Orçamento orientado para resultados, voltado para a eficiência na alocação de recursos, contempla maior fidelidade entre os recursos aprovados e as realizações.
Fonte: Qconcursos.
Resposta: Letra C.
-
Pessoal, tentando entender essa assertiva II, encontrei esse texto:
"Pensar em Remuneração por Resultado implica, necessariamente, em desenvolver gestão de pessoas com foco em competências. Tudo deve começar com a clara definição da Missão, Visão, Valores e Estratégias. A partir deste norte, todas as outras ações devem ser estruturadas, definindo-se por exemplo as competências comportamentais e técnicas exigidas pela organização. Isto implica em analisar e/ou reestruturar cargos/função para promover alinhamento com a razão de ser da empresa, identificando se a descrição dos cargos contemplam esses princípios institucionais e se as pessoas que os ocupam possuem o perfil técnico e comportamental compatível com as competências que a organização em questão necessita."
Ou seja, gestão por resultados adota o foco nos próprios resultados, já a remuneração por resultado está muito mais associada a gestão de pessoas, com o foco nas competências.
-
De fato o item II apresenta uma grande forçada de barra com o termo obrigatoriedade. Agora o item IV também achei muito genérico e praticamente relacionado a todos os conceitos da boa administração pública; não vi em nenhum dos comentários dos colegas algo que de fato atrelasse a questão da visão e missão (mais relacionadas à gestão estratégica) à gestão por resultados.
-
GABARITO: C
-
O orçamento orientado para resultados advoga:
•Definição dos resultados pretendidos e foco nesses resultados;
•Planejmento governamental como orientador das políticas públicas e dos resultados pretendidos;
•Garantias de recursos suficientes à realização dos planos/projetos e cobrança a posteriori dos gestores, baseada em resultados;
•Adoção de novo modelo gerencial com vistas a maximizar a eficiência, aliada a um sistema de incentivo vinculado aos resultados;
•Mudança na metodologia de elaboração e de alocação de recursos orçamentários;
•Construção de indicadores que permitam avaliar os resultados;
•Sistema de informação como base para a tomada de decisão, o monitoramento da execução, avaliação e o registro dos resultados;
•Melhor aceitação dos governos; reforça a confiança nas instituições estabelecidas e contribui tanto para o desenvolvimento socioeconômico da nação quanto para a eficiência, eficácia e efetividade da gestão pública;
•Despertar no servidor a motivação e o orgulho de atuar numa organização pública que apresenta resultados. A própria democracia se fortalece mediante a utilização desse modelo de gestão.
GABA "c"
-
Tenho um questionamento quanto ao item I.
I - fortalecimento do planejamento orientando a atuação administrativa e sua maior integração com o orçamento público.
Acredito que o planejamento, na gestão por resultados, não seja orientado a atuação administrativa, mas sim a RESULTADOS e ao atendimento das necessidades do CLIENTE-CIDADÃO.
Na minha opinião, a banca e o próprio autor referenciado entram em contradição com a literatura acerca da Evolução da Administração Pública. Portanto o item está INCORRETO.
O gabarito deveria ser ALTERNATIVA E.
-
Depois de errar 4 seguidas, acertei essa e nem sei como. Matéria desgraçada essa
-
I. fortalecimento do planejamento orientando a atuação administrativa e sua maior integração com o orçamento público. CORRETO.
II. obrigatoriedade de adoção de remuneração por resultados. INCORRETO. Os resultados devem ser provenientes de um esforço coletivo para o alcance das metas da organização, sem interesses individualizados.
III. fixação de metas e indicadores de desempenho. CORRETO.
IV. definição de visão e missão da entidade. CORRETO.
-
I. Certo. A Gestão por resultados propõe um fortalecimento do planejamento e uma integração entre planejamento e orçamento.
II. Errado. A Gestão por resultados sustenta que a remuneração dos servidores deve ser baseada no desempenho. No entanto, não se trata de uma obrigatoriedade, posto que essa mudança depende de alteração da alteração das leis de carreira.
III. Certo. Na primeira etapa da GPR deve-se definir de forma clara os objetivos e metas a serem atingidos. A evolução da organização é acompanhada por meio de indicadores.
IV. Certo. A missão e a visão são componentes importantes do planejamento estratégico de uma organização.
Gabarito: C