SóProvas


ID
1575607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

      Depois que um casal do Zimbábue foi alvo de tiros no distrito de Alexandra — onde mais um imigrante foi morto — a África do Sul decidiu enviar o exército para o distrito, situado na maior cidade do país, Johannesburgo. O objetivo é tentar conter os ataques xenófobos que se alastraram pelo país e já deslocaram 5 mil imigrantes.

                                                                                                   O Globo, 22/4/2015, p. 23 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.

Infere-se do texto que o governo sul-africano reconheceu sua incapacidade de intervir e tentar conter os atos de violência contra imigrantes em seu território.


Alternativas
Comentários
  • O deslocamento humano tem sido um dos principais problemas humanitários do mundo na atualidade. Diversos países, não apenas da África do Sul, têm se deparado com uma grande quantidade de pessoas em deslocamento devido a guerras, desastres naturais, perseguições políticas. Nos Balcãs, uma enorme quantidade de imigrantes oriundos do Meio Oriente tem forçado a fronteira de países como Grécia, Turquia e Hungria; o sul da Europa, imigrantes que atravessam o mediterrâneo têm alcançado a Europa em condições precárias. No sul dos Estados Unidos, as imigrações são principalmente oriundas dos países da América Central que atravessam o México para tentar chegar à sua fronteira. Nem o Brasil está livre do impacto. Recebemos uma grande quantidade de Haitianos, depois do terremoto devastador ocorrido no início deste século, e também de Venezuelanos pela fronteira de Roraima. Assim como na África do Sul, tais movimentos normalmente são seguidos de conflitos entre aqueles que chegam e aqueles que estão estabelecidos. Os imigrantes são muitas vezes associados a crimes e à sensação de ocupar postos de trabalhos que deveriam ser ocupados pelos locais. Tais sentimentos de medo e rejeição, tendem a alimentar raiva, revolta e ataques. Ao Estado cabe garantir a segurança de todos aqueles dentro de suas fronteiras utilizando-se para isso de todas as ferramentas institucionais à sua disposição. Para o caso de conflitos, a polícia local é, normalmente, o primeiro nível de ferramenta empregada pelo Estado. Quando a situação se agrava, Forças Nacionais tendem a ser as últimas ferramentas de força para conter revoltas e manter a ordem em um dado território.
    A África do Sul, ao reconhecer a grave situação em um distrito da maior cidade do país, fez uso justamente do Exército para conter a violência contra os imigrantes. Infere-se, portanto, que o reconhecimento do governo sul-africano foi sobre a gravidade do caso e à necessidade e aplicar ferramentas mais potentes para conter os atos de violência. No caso, o Exército.

    A resposta é Errado.