SóProvas


ID
1575625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

      Em texto recente, o jornalista e escritor Alfredo Sirkis condenou aquilo que chamou de “duas fantasias ideologicamente distintas, mas igualmente nocivas: a do 'bandido vítima da sociedade' e a da polícia e das prisões abarrotadas, que, mais dia menos dia, acabarão com as drogas. Em ambas, a realidade está no reverso". Para Sirkis, falta ao país uma “política minimamente inteligente e realista de segurança", que enfrente a “demagogia de uns e a irresponsabilidade de outros", além de defender um ordenamento jurídico que combata eficazmente a criminalidade violenta e não abarrote as prisões de pessoas que não representam ameaça maior à sociedade.


Em face das ideias do texto e das múltiplas implicações da realidade por ele abordadas, julgue os itens seguintes. 


Para Alfredo Sirkis, a ação criminosa não condiz com a natureza pacífica dos indivíduos e decorre das circunstâncias geradas e impostas pela sociedade.


Alternativas
Comentários
  • Extrapolou o texto

  • A afirmação do item resume o argumento quanto ao "bandido como vítima da sociedade", ou seja, sendo fruto de uma sociedade desigual e violenta, o indivíduo excluído e com seus direitos negados, assume a violência como resposta possível para sua condiçao. Essa visão, segundo Sirkis, corresponderia a uma das "duas fantasias [...] nocivas" que precisam ser combatidas.

    A resposta é Errado.
  • ERRADA.

    Para Alfredo Sirkis, a criminalidade decorre do ordenamento jurídico sem senso de realidade.

    Portanto, a ação criminosa reflete as circunstâncias geradas e impostas pela sociedade.

    Porémela não diz respeito à natureza pacífica, mas sim, faz referência ao grau de periculosidade dos indivíduos. Segundo o autor, as leis deveriam ser direcionadas às pessoas perigosas.

    fonte estratégia