SóProvas


ID
1575634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    Em texto recente, o jornalista e escritor Alfredo Sirkis condenou aquilo que chamou de “duas fantasias ideologicamente distintas, mas igualmente nocivas: a do 'bandido vítima da sociedade' e a da polícia e das prisões abarrotadas, que, mais dia menos dia, acabarão com as drogas. Em ambas, a realidade está no reverso". Para Sirkis, falta ao país uma “política minimamente inteligente e realista de segurança", que enfrente a “demagogia de uns e a irresponsabilidade de outros", além de defender um ordenamento jurídico que combata eficazmente a criminalidade violenta e não abarrote as prisões de pessoas que não representam ameaça maior à sociedade.


Em face das ideias do texto e das múltiplas implicações da realidade por ele abordadas, julgue o item seguinte. 


No Brasil, séculos de escravidão deixaram marcas profundas na sociedade, visto que a extinção oficial do regime escravocrata não foi acompanhada por mecanismos que incluíssem os antigos escravos e seus descendentes no pleno exercício da cidadania.


Alternativas
Comentários
  • Tão cerreto, corretíssimo! xD

     

  • Muitas questões se resolvem sem ler o texto, bastando apenas conhecimento geral do assunto.

  • A lei Áurea, em 1888, encerrou o regime legal escravocrata. Com apenas dois parágrafos determinando o fim da escravidão e revogando qualquer disposição em contrário, retirou o direito dos senhores de subjugar corpos, mas não ofereceu qualquer mecanismo de introdução social desses recém-libertos ao corpo social. Trabalho, moradia, educação e acesso à terra foram sistematicamente negados. Nada disso foi garantido pelo Estado e o que se seguiu foi uma configuração de exclusão social fortemente marcada pelo aspecto racial, ou seja, os descendentes de escravos e negros passaram a habitar as periferias e áreas marginais da sociedade brasileira. Desempenhando trabalhos precários, impedidos de acessar a terra para trabalhar, sobrevivendo em barracos de madeira e palafita. A desigualdade social brasileira possui matizes raciais devido ao passado escravocrata jamais confrontado.

    A resposta é CERTO.
  • CERTA

    A assertiva é verdadeira, pois retrata um problema real do país. Afinal "A campanha abolicionista, em fins do século XIX, mobilizou vastos setores da sociedade brasileira. No entanto, passado o 13 de maio de 1888, os negros foram abandonados à própria sorte, sem a realização de reformas que os integrassem socialmente. Por trás disso, havia um projeto de modernização conservadora que não tocou no regime do latifúndio e exacerbou o racismo como forma de discriminação."

    Fonte: http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2673%3Acatid%3D28&Itemid=23

    Estratégia