SóProvas


ID
1575727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia

           A primeira materialização da autonomia é a liberdade de opressão como interferência arbitrária. Consiste na fruição livre de direitos estabelecidos e está associada a um sentido de dignidade. É uma velha e, na verdade, imemorial e universal espécie de sentimento e comportamento.


                                                                         José Guilherme Merquior. O liberalismo, antigo e moderno.
                                                                             São Paulo: É Realizações, 2014, p. 47 (com adaptações).


Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue o item seguinte, relativos a pensamento político e relações entre Estado e indivíduo.


Na maior parte dos países europeus e nos Estados Unidos da América os regimes políticos em vigor são variações da democracia direta. 


Alternativas
Comentários
  • os regimes políticos em vigor na Europa e nos EUA, sem esquecer o Brasil, é a democracia semidireta ou participativa, que conjuga a participação de representantes eleitos (democracia indireta) com a interferência direta e objetiva na condução da coisa pública pelo povo (democracia direta).


    A democracia direta ficou lá em Athenas, na qual os cidadãos (ricos, escravocratas) tinham tempo($) para decidirem os rumos da Ágora.

  • O texto de Merquior se refere ao sentimento de autonomia a partir da liberdade da opressão, ou seja, da possibilidade da fruição dos direitos sem que uma violência externa e arbitrária se imponha. Como o autor afirma, trata-se de um senso de dignidade imemorial e universal. A questão é que entre os antigos, esse direito era reservado a pequenos grupos dirigentes da sociedade. Os gregos, por exemplo, e principalmente Atenas, são sempre lembrados como o grande exemplo antigo de democracia na qual todos os homens livres tinham o direito de participar, diretamente, das decisões políticas da cidade. Votavam sobre taxas, sobre guerras, sobre paz, sobre leis. Esse tipo de democracia é a clássica denificação de democracia direta, com a participação ativa de seus membros que estavam dispensados do trabalho devido à sociedade escravocrata. Estrangeiros e escravos não tinham direito a participar. A diferença para as democracias modernas é que a dignidade foi expandida a todos os homens que passaram a estar, teoricamente, protegidos de arbítrio violento e externo sobre suas pessoas. Essa expansão da cidadania, incluindo a participação política, impede, porém, que cada indivíduo possa abdicar de seu trabalho para decidir questões públicas. Como solução, surge a democracia indireta, ou seja, exercida através de representantes eleitos e indicados para representar os interesses dos grupos da sociedade. Os Estados Unidos da América e os países europeus são os principais representantes desse modelo.

    A resposta, portanto, é ERRADO.