SóProvas


ID
1575739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia

           A primeira materialização da autonomia é a liberdade de opressão como interferência arbitrária. Consiste na fruição livre de direitos estabelecidos e está associada a um sentido de dignidade. É uma velha e, na verdade, imemorial e universal espécie de sentimento e comportamento.

                                                                          José Guilherme Merquior. O liberalismo, antigo e moderno
                                                                                São Paulo: É Realizações, 2014, p. 47 (com adaptações).

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue o item seguinte, relativos a pensamento político e relações entre Estado e indivíduo.

O regime político vigente no Brasil é a democracia representativa, já que o poder político é exercido por representantes eleitos por meio do voto popular.

Alternativas
Comentários
  • Democracia representativa

    Nós exercemos a democracia ao eleger políticos para nos representar, seja através de deputados, senadores, vereadores e etc. Onde ele expressam a vontade do povo, e não a de interesse pessoal. 

  • Não concordo que o gabarito da questão seja (C)orreto.
    O Art. 1º § único diz: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
    Portanto a questão não contempla que o povo exerce o poder político também diretamente.

  • Também discordo do gabarito: o Regime Político ou Regime de Governo é a DEMOCRACIA, na sua forma participativa ou semidireta. Dizer que o Brasil adotou a democracia representativa seria o mesmo que dizer que ao povo só cabe o voto e nada mais, o que é uma inverdade!


    Q436164 ESAF O Brasil tem por forma de governo a república e adota como regime político a democracia, na sua forma semidireta.


    Q425803 Ano: 2014 CESPE

    No que se refere aos princípios fundamentais e à organização do Estado brasileiro, julgue o próximo item.

    O estabelecimento pela CF de que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos seus termos, evidencia a adoção da democracia semidireta ou participativa.


    Q349169 2013 CESPE Acerca dos princípios fundamentais da CF e da aplicabilidade das normas constitucionais, assinale a opção correta.

    De acordo com a CF, a soberania popular no Brasil é exercida por meio de um modelo de democracia semidireta ou participativa.


    o certo é fingir que nunca viu essa questão e seguir em frente. Com certeza foi um examinador de Ciências Políticas entrando questionando assunto tratado em Direito Constitucional. E em Ciência Polícia (Ciências Sociais), não existe esse rigor doutrinário que tanto nos apegamos nas provas de Direito.



  • O jeito é ignorar o gabarito e partir pra próxima. O certo seria democracia semidireta ou participativa.Tão simples quanto isso.

  • O Brasil passou, ao longo dos últimos dois séculos, por alguns regimes políticos com diferentes níveis de direito e participação. No período Imperial vigorou uma estrutura de participação política restrita. Além de existir a figura do Imperador como chefe de Estado permanente, exigências quanto à renda e alfabetização impediam que a participação política fosse estendida à toda população, grande parte destituída de renda e analfabeta. É preciso lembrar que durante praticamente todo o período imperial, o regime de trabalho era escravocrata, o que negava, não apenas direitos políticos, mas sociais e básicos aos escravos, considerados coisas. A Primeira República (1889 - 1930) mudou pouco essa estrutura, apesar do fim da escravidão e do regime imperial. O voto passou a ser mais restrito e os governantes não representavam qualquer sentimento nacional. O primeiro período Vargas (1930 - 1945), marcado por golpes e a Segunda Guerra Mundial, não é conhecido como um período de amplos direitos políticos. Vargas perseguiu partidos e adversários políticos tendo governado a maior parte do período como ditador. O período que se segue ao fim do primeiro e longo governo Vargas (1945 - 1954) é compreendido como a primeira experiência plenamente democrática no Brasil. Vargas voltou a governar, dessa vez democraticamente, entre 1950 e 1954, quando cometeu suicídio. Durante o período, a prática democrática ganhou consistência com alguns partidos, representando os diversos interesses da sociedade brasileira, sendo estabelecidos e repetidas eleições sendo realizadas. Se estabeleceu também uma Justiça Eleitoral que passou a arbitrar questões eleitorais. O Golpe Militar de 1964, porém, conteve o avanço da experiência democrática por mais de duas décadas. Somente em 1985, ainda através de uma eleição indireta, o Brasil retornou a um governo civil. Em 1989, pela primeira vez desde 1960, o Brasil pode eleger um presidente através do voto direto e amplo da população, conforme estabelecido pela constituição de 88. Desde então, experimentamos uma democracia indireta, na qual elegemos nossos representantes em níveis municipal, estadual e federal para representar nossos interesses nas assembleias políticas e também nos cargos executivos. 

    A resposta é CERTO.