SóProvas


ID
1575754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O populismo, no Brasil, na Argentina ou no Peru, implicava uma relação ambígua entre os cidadãos e o governo. A antecipação dos direitos sociais fazia que os direitos não fossem vistos como tais, como independentes da ação do governo, mas como um favor em troca do qual se deviam gratidão e lealdade. A cidadania que daí resultava era passiva e receptora antes que ativa e reivindicadora.


                                                                   José Murilo de Carvalho. Cidadania no Brasil. O longo caminho.
                                                           Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 126 (com adaptações).


A partir das ideias do texto acima, julgue o item subsequente, relativos a ditaduras e cidadania na América Latina.


Várias das ditaduras iniciadas na América Latina, nas décadas de 60 e 70 do século passado, foram justificadas como reações antecipadas a ameaças de tomada de poder por parte de líderes ou grupos políticos radicais.


Alternativas
Comentários
  • Ameaça comunista! 

  • gabarito (certo)

    famoso era vargas

    Plano Cohen

    O Plano Cohen foi um documento revelado pelo governo brasileiro onde continha um suposto plano para a tomada do poder pelos comunistas.

  • Paulo Henrique,

    Cuidado! A questão trata de "...ditaduras iniciadas na América Latina, nas décadas de 60 e 70...", Vargas já tinha saido da vida para entrar para a História há alguns anos! O plano Cohen e o início da ditadura de Vargas ocorrem em 1937. Se acertastes baseado nisto, teve mais sorte que juízo!

    Bons Estudos!

  • COMUNISMO QUE SE ESPALHAVA POR TODA AMARICA. 

  • O trecho transcrito, do historiador José Murilo de Carvalho, toca em um tema bastante sensível na história de Estados Latino–americanos e, em particular, na história do Brasil: a construção da cidadania e a questão dos Direitos Humanos da população. No Brasil, em grande parte por conta da forma de relação entre Estado e sociedade civil que se estabeleceu desde a época colonial – baseada em compadrios e concessões, Direitos Humanos são entendidos, vida de regra, como benesse do Estado ou ainda deste ou daquele governo e não como direitos independentes da ação do governo . Isso pode resultar em uma cidadania passiva e receptora ao invés de ativa e reivindicadora. Ao mesmo tempo a “não concessão", principalmente de direitos sociais, por parte dos governos pode levar a crises não só destes mas, até mesmo das instituições de Estado.

    A partir do exposto no trecho cabe a análise da afirmativa proposta, relativo a ditaduras e construção de cidadania na América Latina. 

    A afirmativa apresentada está correta. O panorama internacional que acompanha, ou cerca, o período de regimes ditatoriais em vários Estados latino-americanos – décadas de 1960 e 1970 - era marcado pela Guerra Fria. O aspecto político da guerra fria era a disputa de poder entre as grandes potências da época: EUA E URSS. No entanto, a questão ideológica (ou sistêmica) era a que tinha maior apelo da opinião pública e de governos associados a um lado ou a outro. Havia a luta constante do “Bem" contra o “Mal". Sendo que quem era um ou outro dependia de que “lado" se estava. Estando na esfera de influência dos EUA, cabia aos Estados latino-americanos a luta contra “os braços nacionais do comunismo internacional". Para que isso fosse possível era necessário até estabelecer “ governos de exceção" – ditaduras - para “ salvar a democracia", na verdade, a esfera de influência norte-americana, seus valores e seus negócios. Os “governos de exceção" impediriam a tomada de poder por “radicais".

    . RESPOSTA: AFIRMATIVA CERTA
  • Ditadura Militar no Brasil (1964 - 85)

    Ditadura na Argentina (1962 - 76)

    Gab: CERTO