-
Errado, pois havia eleições municipais.
-
Errado não eliminou completamente os partidos de oposição, pois permaneceu o MDB!
-
O fim do regime militar foi decretado em 1964.
-
A questão está errada por vários motivos, dentre tantos, destaca-se: Na ditadura tinha ARÉNA E MDB(oposição fraca, mas tinha) e havia eleições em municípios, salvo em capitais, e cidades com grande prestigio.
-
Edenilson Machado, vc está enganado amigo, a ditadura começou em 1964 até 1985
-
Há uma diferença entre ANULAÇÃO e SUSPENSÃO...
-
Em 1964, Jango resolve lançar reformas de base a fim de mudar o país. Assim, o presidente anunciou:
Desapropriações de terras;
nacionalização das refinarias de petróleo;
reforma eleitoral garantindo o voto para analfabetos;
reforma universitária, entre outras.
-
julguei certo pois a MDB não tinha força de eleger ninguem e muitas vezes indicado pelo alto comando militar, a ARENA teve candidato único como na eleição de costa e silva
-
A questão ela usa o termo "Completamente" , termo de exagero. No período militar além de haver dois partidos também tinha eleições municipais , não havia eleições para presidente , governador , vereador , etc, mas as municipais permaneceram , portanto questão Errada.
-
Prezados: alguns lembraram que municípios mantiveram eleições durante o período. Na verdade, aqueles que eram considerados como áreas de segurança nacional - cidades portuárias, cidades com refinarias etc - e as capitais só voltarem a eleger seus prefeitos com a Emenda Constitucional nº 25/1985.
-
Edenilson, você está bastante equivocado meu caro, pois a Ditadura Militar inicia exatamente no ano que você mencionou.
Bons Estudos!!!!
-
ERRADO.
o MDB era um partido de oposição, msm que ligada o gover, gerando uma falsa oposição. Porém, não deixa de sê-lo.
Havia eleições em cidades com menos de 200 mil habitantes.
-
Se a gente lembrar da AI 5 conseguimos entender q as limitações foram progressivas durante a ditadura militar.
-
GENERALIZOU POUCO KKK MDB OPOSIÇÃO CONSENTIDA MAIS TINHA OPOSIÇÃO.
-
Se tirasse o PERMANENTEMENTE estaria correto!
Errei por ler nas carreira kkkkkk
-
Havia eleições para membros do Legislativo e, mais, existia um partido de oposição chamado MDB, o qual, mais tarde, viria a forma o PMDB.
-
A questão peca ao extrapolar.
Durante o partido militar, por exemplo, existia o MDB, onde as forças de oposição se agregaram politicamente. Ademais, as eleições, ainda que não existissem em todos os níveis, permaneciam de forma incipiente na maioria dos municípios.
Gabarito: ERRADO.
-
O trecho transcrito, do historiador José Murilo de Carvalho, toca em um tema bastante sensível na história de Estados Latino–americanos e, em particular, na história do Brasil: a construção da cidadania e a questão dos Direitos Humanos da população. No Brasil, em grande parte por conta da forma de relação entre Estado e sociedade civil que se estabeleceu desde a época colonial – baseada em compadrios e concessões, Direitos Humanos são entendidos, vida de regra, como benesse do Estado ou ainda deste ou daquele governo e não como direitos independentes da ação do governo . Isso pode resultar em uma cidadania passiva e receptora ao invés de ativa e reivindicadora. Ao mesmo tempo a “não concessão" por parte dos governos leva a crises não só dos governos mas até mesmo das instituições de Estado.
A partir do exposto no trecho cabe a análise da afirmativa proposta, que destaca ditaduras e construção de cidadania.
O regime militar esteve vigente no Brasil entre 1964 e 1985. A partir da decretação do AI5, em 1968, tornou-se efetivamente uma ditadura. No entanto, manteve a aparência de jogo democrático. Havia eleições diretas para as esferas municipal e estadual, tanto para o poder executivo quanto legislativo e, para o legislativo federal. Existia até mesmo o partido de oposição consentida – o MDB. Isso, no entanto, não significa que a presidência tinha menos controle da vida política. O AI5 dava ao poder executivo a prerrogativa de governar por decreto, dissolver o poder legislativo e decretar prisões “em nome da Segurança Nacional".
RESPOSTA: AFIRMATIVA ERRADA
-
Havia partido de oposição, mesmo que só por propaganda, porque afinal sabíamos que quem controlava tudo eram os militares das forças armadas com apoio dos civis.
O MDB era só faixada, no entanto, havia oficialmente uma oposição declarada. Além disso, havia eleições para membros do congresso.
Gabarito Errado
-
completamente os partidos de oposição e suspendeu
MDB= PARTIDO DA OPOSIÇAO
LEMBRANDO QUE ERA CARACTERIZADA A POLITICA COM O BIPARTIDARISMO INSTALADO PELO AI- 2
PARTIDOS POLITICOS
ARENA
MDB
PMAL 2021
-
No AI-2 foi instituído o Bipartidarismo ARENA E MDB (partido de oposição) e eleições indiretas para governadores.
#PMAL2021
-
EXTRAPOLAÇÃO
-
Dois partidos ARENA e MDB . Tenha eleições para membros do Legislativo e, existia um partido de oposição chamado MDB, o qual mais tarde viria a forma o PMDB.
-
O regime militar que vigorou no Brasil de 1964 a 1985 anulou os direitos políticos da população, eliminou completamente os partidos de oposição e suspendeu, permanentemente, eleições em todos os níveis do poder público.
O AI-1 colocou aí eleições indiretas para presidente.
O AI-2, que instituiu o bipartidarismo. A Arena e o MDB.
Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
A Arena era o partido dos militares e o MDB era o de "oposição". "oposição" entre aspas, porque era uma oposição contida, eles não representavam uma ameaça de fato aos militares.
Era chamado de "Partido Sim" e a Arena, "Partido Sim, Senhor".
-
FORÇA GUERREIROS!
RUMO A PMES.
-
Com o golpe militar de 64 a maioria dos partidos de oposição foram extintos, porém, além da ARENA, partido dos militares, havia também o MDB, único partido de oposição durante a ditadura militar, ademais, havia eleições nas esferas estaduais e municipais, porém, vedado o voto direto para cargos majoritários (presidente, senador, governador e prefeito), apenas havia voto direto para cargos legislativos (deputados federais, estaduais e vereadores).
Abraços!