SóProvas


ID
1575784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
História

      Na década de 90 do século passado, pela primeira vez em dois séculos, faltava inteiramente ao mundo, qualquer sistema ou estrutura internacional. O único Estado restante que teria sido reconhecido como grande potência, eram os Estados Unidos da América. O que isso significava na prática era bastante obscuro. A Rússia fora reduzida ao tamanho que tinha no século XII. A Grã-Bretanha e a França gozavam apenas de um status puramente regional. A Alemanha e o Japão eram sem dúvida “grandes potências" econômicas, mas nenhum dos dois sentira a necessidade de apoiar seus enormes recursos econômicos com força militar.


                                                            Eric Hobsbawm. Era dos extremos. O breve século XX, 1914-1991.
                                                               São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 538 (com adaptações).


A partir das ideias apresentadas no texto, julgue o próximo item, referentes à política internacional no século XX e à ordem mundial instaurada após o fim da Guerra Fria.


Desde a redemocratização, a atuação do Brasil no cenário internacional tem-se pautado pela ênfase no multilateralismo, não envolvimento em conflitos territoriais com países vizinhos, defesa da paz e dos direitos humanos, bem como eventuais participações em missões de paz das Nações Unidas.


Alternativas
Comentários
  • certa

    Conforme também conclui Uziel (2006), “o Brasil é um grande país democrático do mundo em desenvolvimento, que não tem conflitos com os vizinhos e defende – como enunciado na Constituição Federal – uma sociedade internacional justa; é também uma das grandes economias mundiais e fundador das Nações Unidas, comprometido desde há muito com o multilateralismo. Para um país nessa posição, manter e fortalecer a ordem multilateral é valorizar sua própria atuação internacional” (p.102).
    fonte:http://funag.gov.br/loja/download/916-Comissao_das_Nacoes_Unidas_para_Consolidacao_da_Paz_Perspectiva_Brasileira.pdf Bons estudos
  • Eric Hobsbawm, historiador britânico, falecido em 2012, é considerado um dos nomes mais importantes da intelectualidade do século XX. Seu trabalho, bastante vasto, dirigiu-se, em grande parte, à análise dos séculos XIX e XX. O trecho transcrito é retirado de seu Livro A Era dos Extremos, no qual perpassa o que ele designa de “o breve século XX" , da Primeira Guerra Mundial até o final da Guerra Fria. Portanto, estabelece como marcos temporais 1914, quando se inicia a primeira guerra e 1991, quando oficialmente deixa de existir a União Soviética e a disputa desta com os EUA. Hobsbawm defende a ideia de que o final da Guerra Fria apresenta um panorama internacional sem um “sistema internacional". Ou seja: Não haveria claramente países centrais e periféricos, hegemônicos e aqueles que orbitariam em torno do hegemônico. Isto porque, segundo ele, o único Estado que podia ser considerado verdadeiramente uma potência seriam os EUA mas, o que verdadeiramente significaria isso? Como os EUA iriam se comportar? O autor destaca ainda que a Rússia havia voltado ao seu território do século XII. Alemanha e Japão, embora forças econômicas incontestes, não pareciam ter pretensões de potências hegemônicas , enquanto França e Grã- Bretanha passaram a ter o status de potências regionais e nada mais.
    Face a esse panorama, como se posicionam os Estados ?

    A afirmativa apresentada propõe que o Brasil, particularmente, vem se posicionando (ao menos até o governo atual) a favor do multilateralismo, não envolvimento em conflitos, eventual participação em missões de paz e defesa dos direitos humanos. Aliás, a diplomacia brasileira tem construído uma imagem bastante positiva ao longo do tempo nos fóruns internacionais, não só pelas posições defendidas como também pela qualidade dos diplomatas e pela exitosa participação do Exército Brasileiro em missões de Paz no Haiti, Líbano e Moçambique, entre outros 

    RESPOSTA: AFIRMATIVA CORRETA
  • questão boa pra fixar o assunto

    PMAL2021