-
Arquitetura de três-esquemas:
Nível interno - descreve a estrutura do armazenamento físico do banco de dados;
Nível conceitual - descreve a estrutura de todo o conteúdo do banco de dados para a comunidade de usuários. Concentra -se na descrição de entidades, tipos de dados, operações de usuários e restrições. Geralmente, um modelo representacional é utilizado para descrever o esquema conceitual quando o sistema de banco de dados for implementado.
Nível externo - esquemas externos ou visões de usuários. Como no item anterior, cada esquema externo é tipicamente implementado usando-se um esquema representacional, possivelmente baseado em um projeto de esquema externo em um modelo de dados de alto nível.
fonte: Sistemas de Banco de Dados, 4 Edição - NAVATHE
-
poxa.. eu errei devido esse "TODO conteúdo".. jamais que um modelo conceitual vai descrever todo o conteúdo do BD.. mas ok..
-
Gente, na aula que tive sobre BD, o professor trata o nível intermediário como nível lógico. Já percebi que algumas questões o cespe o aborda como nível conceitual, ora como nível lógico.. Logo, é correto concluir que nível lógico e conceitual são sinônimos? Porque sei que existem os modelos: Conceitual, Lógico e Físico, quando estamos planejando a estrutura do banco de dados, que é coisa diferente de nível..
-
Rebeca, respondendo a sua pergunta.
Logo, é correto concluir que nível lógico e conceitual são sinônimos?
DEPENDE!
Se a questão estiver falando da "Arquitetura de Três-Esquemas", SIM.
Se for sobre qualquer outra arquitetura, NÃO.
A questão em tela esta falando sobre a Arquitetura de Três-Esquemas, pois especificou os níveis níveis interno, externo e conceitual.
-
Ok. Obrigada, K9 PF.
-
Certo.
Temos os modelos conceitual, lógico e físico quando estamos planejando a estrutura do banco de dados.
-
arquitetura-- niveis
1º externo
2ºconceitual
3ºinterno
----------------------------------------
PROJETO DE BANCO DE DADOS
1º CONCEITUAL
2ºLÓGICO
3ºFÍSICO
siga @focopolicial190
-
Os níveis interno, externo e conceitual da arquitetura de um banco de dados são responsáveis, respectivamente, por gerenciar o modo como os dados serão armazenados fisicamente, por gerenciar o modo como os dados serão vistos pelos usuários e por representar todo o conteúdo de informações do banco de dados.
NÍVEIS INTERNO
NÍVEIS EXTERNO
CONCEITUAL DA ARQUITETURA
GABARITO: CERTO
-
Gabarito: certo
Arquitetura do banco de dados:
Nível Externo: '' ARQUITETO''
Trata-se do nível mais próximo dos usuários, isto é, aquele que se ocupa de como os dados serão vistos por usuários individuais, descreve apenas PARTE do banco de dados.
Nível Conceitual/lógico: ''ENGENHEIRO''
Trata-se de uma maneira de descrever a estrutura do banco de dados inteiro para uma comunidade de usuários, isto é, quais dados são armazenados em todo o banco de dados e como os dados estão inter-relacionados. Esse nível oculta os detalhes das estruturas de armazenamento físico e se concentra na descrição de entidades.
Nível Interno: ''PEDREIRO''
Também conhecido como Nível de Armazenamento ou Físico, é o meio mais próximo do meio de armazenamento físico, isto é, aquele que se ocupa com o modo com os dados estão fisicamente armazenados.
-
Questão
Os níveis interno, externo e conceitual da arquitetura de um banco de dados são responsáveis, respectivamente, por gerenciar o modo como os dados serão armazenados fisicamente, por gerenciar o modo como os dados serão vistos pelos usuários e por representar todo o conteúdo de informações do banco de dados.
Nível interno ou nível de armazenamento
- É o mais próximo do meio de armazenamento físico
- Ocupa-se do modo como os dados são fisicamente armazenados dentro do sistema.
Nível externo ou nível lógico do usuário
- É o mais próximo dos usuários.
- Ocupa-se do modo como os dados são vistos por usuários individuais.
Nível conceitual ou nível lógico de comunidade ou nível lógico sem qualificação
- É um nível indireto entre os outros dois.
- A visão conceitual é uma representação de todo o conteúdo de informações do banco de dados.
Gabarito correto. ✅
-
questão sem defeitos
-
Se o modelo conceitual descrevesse TODO CONTEÚDO nem precisaria do nível Interno.