SóProvas


ID
1576819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

      Uma mulher com cinquenta e seis anos de idade foi submetida a uma cirurgia eletiva para a retirada de nódulos pulmonares. O procedimento cirúrgico iniciou-se como exploração endoscópica, tendo sido necessária, posteriormente, a realização de incisão torácica. A anestesia foi geral. Foi instalado cateter venoso central, com infusão de cristaloide, e cateter vesical de demora no transoperatório. Na chegada à sala de recuperação, a paciente apresentou agitação, tremores, pele fria, respiração superficial, saturação por oximetria de pulso de 95%, pressão arterial de 110 mmHg × 60 mmHg, 104 bpm e 12 irpm. Posteriormente, a paciente passou a apresentar fortes dores torácicas e, após vinte minutos, mostrou-se sonolenta, com respiração superficial, ausência de resposta aos chamados, diminuição da frequência respiratória (10 irpm) e diminuição na saturação por oximetria de pulso (85%), mesmo com o fornecimento de oxigênio suplementar por meio de máscara.


Com relação ao caso clínico apresentado, julgue o item subsecutivo.


Embora a ocorrência de dor seja esperada para o tipo de cirurgia a que essa paciente foi submetida; a administração de medicamentos analgésicos deve ser evitada nesse tipo de situação clínica.


Alternativas
Comentários
  • Analgesia

     

    Abolição da sensibilidade à dor sem perda das outras sensibilidades.

     

     

    https://www.infopedia.pt/dicionarios/termos-medicos/analgesia

  • Para analgesia pós - operatória são utilizados 4 grupos farmacológicos:

    *Anestésico local;

    *Antiinflamatório não- esteroide;

    *Analgésico não opioide;

    *Analgésico opioide;

  • Então neste caso clinico a paciente obteve depressão dos sinais vitais, em caso de uma analgesia eu poderia ter mais agravamento das funções vitais, por isso errei, entre tanto em todos os casos de cirurgia como essa sim seria adequado a prescrição analgésica,por isso errei, mas interpretei errado a questão está errada mesmo.