SóProvas


ID
1576822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

      Uma mulher com cinquenta e seis anos de idade foi submetida a uma cirurgia eletiva para a retirada de nódulos pulmonares. O procedimento cirúrgico iniciou-se como exploração endoscópica, tendo sido necessária, posteriormente, a realização de incisão torácica. A anestesia foi geral. Foi instalado cateter venoso central, com infusão de cristaloide, e cateter vesical de demora no transoperatório. Na chegada à sala de recuperação, a paciente apresentou agitação, tremores, pele fria, respiração superficial, saturação por oximetria de pulso de 95%, pressão arterial de 110 mmHg × 60 mmHg, 104 bpm e 12 irpm. Posteriormente, a paciente passou a apresentar fortes dores torácicas e, após vinte minutos, mostrou-se sonolenta, com respiração superficial, ausência de resposta aos chamados, diminuição da frequência respiratória (10 irpm) e diminuição na saturação por oximetria de pulso (85%), mesmo com o fornecimento de oxigênio suplementar por meio de máscara.


Com relação ao caso clínico apresentado, julgue o item subsecutivo.


A evolução narrada, no caso em apreço, mostra melhora clínica da paciente, pois houve diminuição da agitação e melhora do padrão respiratório e da saturação de oxigênio de acordo com a oximetria de pulso.


Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A redução da agitação  e dissaturação evidenciada, convergem para  o desfecho de piora do quadro. A piora do quadro neurológico poderá estar associada ao quadro respiratório elucidado. A hipercapnia provoca sonolência e a avaliação da Escala de Coma de Glasgow acompanhada do decréscimo em sua pontuação sugerem  necessidade de mudança na oferta de oxigênioterapia e até intubação em algumas condições.

  • Essa questão é só pra saber se a gente leu mesmo o enunciado...