SóProvas


ID
1578454
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A Ethernet foi o primeiro sistema de rede local disponível no mercado e permanece como o sistema LAN mais utilizado atualmente. Devido a seu sucesso, o IEEE criou um conjunto de especificações individuais para redes Ethernet, todas na categoria 802.3. Dentre estas especificações, a que define a capacidade de usar tanto cabo de categoria 5e quanto de categoria 6 e que incorpora sinalização multinível avançada para transmitir dados por quatro pares de cabos de par trançado CAT 5e/CAT 6, com velocidade máxima de transmissão nominal de até 1Gbps e comprimento máximo de segmento de até 100 metros, é a especificação

Alternativas
Comentários
  • A banca foi legal, aqui, pois poderia ter colocado o padrão 1000BaseTX que utiliza 2 pares pra implementação.

  • 1000BASET (Gigabit Ethernet)
    O cabo par trançado categoria 5 possui uma taxa de transmissão máxima de 100Mbps. Dessa forma, como as redes 1000BaseT (Gigabit Ethernet) funcionam, se elas utilizam esse tipo de cabo?
    R: Isso é possível porque o sistema Gigabit Ethernet utiliza um esquema onde os quatro pares de fios são usados simultaneamente, isto é, os quatro pares usados para transmitir pedaços da mesma informação. Cada par é bit-direcional e trabalha em modo full-duplex. O esquema de modulação usado pelo Gigabit Ethernet (Chamado 4D=PAM5) permite que vários dados possam ser enviados por vez (no sistema Ethernet padrão, apenas um bit é transmitido por vez), permitindo atingir a taxa de transferência de 1000 Mbps.

    Essa categoria aceita também cabo CAT5e e CAT6