SóProvas


ID
157861
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um sistema de gerenciamento de banco de dados de modelo relacional estendido indica que se trata de um modelo relacional com características adicionais

Alternativas
Comentários
  • O modelo relacional foi inventado pelo Dr. Codd e subsequentemente mantido e aprimorado por Chris Date e Hugh Darwen como um modelo geral de dados. No Terceiro Manifesto (1995) eles mostraram como o modelo relacional pode ser estendido com características de orientação a objeto sem comprometer os seus princípios fundamentais.
  • Em relação a tais características de orientação a objetos estendidas ao modelo relacional, considera-se ao menos dois fatores:

    #1) da motivação:

    a) Carência de tipos de dados: “As aplicações tradicionais de banco de dados consistem em tarefas de processamento de dados” (...) “com tipos de dados relativamente simples, que são adequados ao modelo relacional. Uma vez que os sistemas de banco de dados foram aplicados a uma faixa mais ampla de aplicações, como projeto auxiliado por computador e sistemas de informações geográficas, as limitações impostas pelo modelo relacional se apresentaram como um obstáculo. A solução era a introdução dos bancos de dados baseados em objeto, que permitem lidar com tipos de dados complexos”.

    b) Carência de facilidade de acesso a partir de linguagens OO: “Dificuldade de acessar dados de banco de dados a partir de programas escritos em linguagens de programação como C++ ou Java”.

    #2) da programação:

    “O termo linguagens de programação persistentes se refere às extensões de linguagens de programação existentes para acrescentar persistência e outros recursos de banco de dados, usando o sistema de tipo nativo da linguagem de programação. O termo sistemas de banco de dados orientados a objetos é usado para se referir aos sistemas de banco de dados que aceitam um sistema de tipo orientado a objeto e permitem acesso direto aos dados de uma linguagem de programação orientada a objeto usando o sistema de tipo de nativo da linguagem”.

    (SILBERSCHATZ, KORTH, SUDARSHAN. Sistemas de Banco de Dados. 5ª ed. 2006, p. 241)