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ID
158029
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em Arquitetura de Software, um estilo de arquitetura é a descrição de tipos de componentes, dos padrões que guiam a interação entre eles e de suas restrições. Nesse sentido, considere:

Ele oferece decomposição controlada das tarefas em subtarefas cooperativas. Antes de projetar um sistema, coleta-se os requisitos, transformando-os em especificações, considerando-se que os requisitos estão bem definidos e estáveis. Inclui os padrões Camada (Layers), Canos e Filtros (Pipes and Filters) e Blackboard.

Trata-se do estilo de arquitetura:

Alternativas
Comentários
  • Da lama para a estrutura (em inglês, “From Mud to Structure”): padrões que
    apoiam a decomposição adequada de uma tarefa do sistema em sub-tarefas que
    cooperam entre si;
    • Sistemas Distribuídos (em inglês, “Distributed Systems”): padrões que
    fornecem infra-estrutura para sistemas que possuem componentes localizados
    em processadores diferentes ou em diversos sub-sistemas e componentes;
    • Sistemas Interativos (em inglês, “Interactive Systems”): padrões que ajudam a
    estruturar sistemas com interface homem-máquina;
    • Sistemas Adaptáveis (em inglês, “Adaptable Systems”): padrões que fornecem
    infra-estruturas para a extensão e adaptação de aplicações em resposta a
    requisitos de evolução e mudança funcional;
    • Decomposição Estrutural (em inglês “Structural Decomposition”): padrões
    que apoiam a decomposição adequada de sub-sistemas e componentes
    complexos em partes cooperativas;
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    • Organização do Trabalho (em inglês, “Organization of Work”): padrões que
    definem como componentes colaboram para oferecer um serviço complexo;
    • Controle de Acesso (em inglês, “Access Control”): padrões que guardam e
    controlam o acesso a serviços e componentes;
    • Gerenciamento (em inglês, “Management”): padrões para lidar com coleções
    homogêneas de objetos, serviços e componentes como um todo;
    • Comunicação (em inglês, “Communication”): padrões que ajudam a organizar
    a comunicação entre componentes e
    • Manuseio de Recursos (em inglês, “Resource Handling”): padrões que ajudam
    a gerenciar componentes e objetos compartilhados