SóProvas


ID
158038
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação à componentização e reuso, considere:

I. Se o componente sendo projetado é muito complicado, então, não é usável, por ser muito complexo ou apenas uma pequena porção desse componente é usada. Ao projetar um componente reusável, deve-se estar atento para que ele seja tão simples quanto possível.
II. Quando é projetada uma solução baseada em componentes, é possível obter um comportamento comum de modo que vários usuários possam utilizar. Uma outra forma para reuso de interfaces genéricas é o reuso da especificação. Uma vez que os componentes podem possuir múltiplas interfaces, é possível ter diferentes componentes.
III. No que concerne ao reuso dos componentes existentes, as interfaces podem ser projetadas para usar outras interfaces em tempo de design (desde que todas as implementações de componentes no sistema especificado suportem as interfaces) ou em tempo de implementação (usa os serviços de outras interfaces).

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Com relação a proposição II, algém pode me explicar o que vem a ser: "Reuso da especificação" ???

    Tipo, eu faço uma especificação para criar um componente A. Que tem sua utilidade e particularidades...

    Depois eu vejo a necessidade de um novo componente B. Aí eu reutilizo a especificação de A para criar B??? Faz sentido isso?

    Se alguém interpretou a questão de outra maneira e poder explicar agradeço.
  • Lamentável essa questão.
    A I diz que "Se o componente sendo projetado é muito complicado, então, não é usável..."
    Usável é algo bem diferente de reusável.
    Nesse caso, entendo que a alternativa I esteja errada porque qualquer componente, se projetado corretamente, por mais complexo que seja, será usável para o propósito pelo qual foi projetado. Ele pode não ser reusável para outros própósitos, mas usável será.
  •  e)I, II e III.

  • Um breve resumo.