- 
                                Esse controle de fluxos de dados é ponto a ponto. Na camada de transporte é fim a fim. 
- 
                                A camada física coordena as funções necessárias para transportar um fluxo de bits codificados em sinais através de um meio físico. Ela trata de aspectos relacionados às características funcionais, mecânicas e elétricas do meio de transmissão e da interface com o meio. Define os procedimentos e funções que os dispositivos físicos e interfaces têm que executar para que a transmissão seja possível.                                                    
                                             Camada física em relação ao meio de transmissão e a camada de enlace     A camada de enlace organiza os dados transferidos pela rede em quadros ou frames (divide o fluxo de bits recebidos da camada de rede em unidades de dados gerenciáveis), identifica erros (mecanismos para detecção de frames danificados ou perdidos) e controla os fluxos dos dados (se a velocidade na qual os dados são recebidos pelo receptor for menor que a velocidade na qual os dados são transmitidos pelo emissor impõe-se o mecanismo de controle de fluxo para impedir que o receptor fique sobrecarregado).   Certo. 
- 
                                Resposta : Certo 
- 
                                Alguém poderia me explicar o que seria essa interface com o meio?   
- 
                                GABARITO CORRETO! . . A camada física coordena as funções necessárias para transportar um fluxo de bits através de um meio físico. Ela trata das especificações mecânicas e elétricas da interface e do meio de transmissão.   A camada de enlace de dados transforma a camada física, de um meio de transmissão bruto, em um link confiável. Ela faz que a camada física pareça livre de erros para a camada superior (a camada de rede). . . Comunicação de Dados e Redes de Computadores, Forouzan, 4ª edição. 
- 
                                Transmissão de QUADROS é camada de enlace. 
- 
                                CAMADA DE ENLACE CONEXÃO PONTO-A-PONTO TRANFERE DADOS da camada de rede da máquina de origem para a camada de rede da máquina de destino.   PRINCIPAIS FUNÇÕES 1. Fornece ENQUADRAMENTO ou seja, transmite uma INTERFACE DEFINIDA À CAMADA DE REDE;   2. Realiza o CONTROLE DE ERROS DE TRANSMISSÃO; 2.1. FORMAS DE CONTROLE DE ERROS - DETECÇÃO e CORREÇÃO 2.1.1. DETECÇÃO a. PARIDADE - Insere bits artificiais para manter quantidade par de bits b. CHECKSUMS - Somatório dos dados c. CRC - Bits redundantes   2.1.2. CORREÇÃO Redundância artificial de bits, há grande custo de banda.   3. Faz o CONTROLE DE FLUXO, assim, EVITA que um TRANSMISSOR ATROPELE um RECEPTOR lento.   MAC - CONTROLE DE ACESSO AO MEIO Trata da IDENTIFICAÇÃO FÍSICA da utilização do canal. Para utilizar esse canal há duas premissas: 1. DETECÇÃO DE PORTADORA - ESCUTA O CANAL de transmissão e IDENTIFICA se ESTÁ LIVRE; 2. COLISÕES OBSERVÁVEIS por meio de PROTOCOLOS - ALOHA, ALOHA Slotted, CSMA/CD, CSMA/CA.   CAMADA FÍSICA Trata os bits brutos e como serão transformados no meio físico   
- 
                                Fluxo de dados... OK é.... Aceitável....     O que custa colocar QUADROS/FRAMES?  
- 
                                7 APLICAÇÃO Camada responsável por habilitar o usuário, seja ele humano ou software, a estabelecer a comunicação entre aplicações e a acessar a rede. HTTP, SMTP, FTP, SSH, TELNET, IRC, SNMP, POP3, IMAP, DNS.    6 APRESENTAÇÃO Camada responsável por definir o formato para troca de dados entre computadores, como se fosse um tradutor. AFP, ICA, LPP, NCP, NDR, TOX, XDR, PAD.    5 SESSÃO Camada responsável por permitir que duas ou mais aplicações em computadores diferentes possam abrir, usar e fechar uma conexão, chamada sessão. NETBIOS.    4 TRANSPORTE Camada responsável por organizar dados em segmentos e que eles cheguem ao destino livre de erros (sem perdas, sem duplicações e na ordem correta). TCP, UDP, NETBEUI.    3 REDE Camada responsável pelo endereçamento, roteamento e entrega de pacotes individuais de dados desde sua origem até o seu destino, provavelmente através de várias redes. IP, ICMP, ARP RARP, NAT.    2 ENLACE Camada responsável por organizar os dados em frames (ou quadros) e por estabelecer uma conexão nó-a-nó entre dois dispositivos físicos que compartilham o mesmo meio físico. Ethernet, Token Ring, Bluetooth, WiFi.    1 FÍSICA Camada responsável por definir as especificações elétricas e físicas da conexão de dados. USB, DSL.