SóProvas


ID
158095
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um aumento na entrada de capital externo para aplicar em ações nas bolsas de valores brasileiras, de imediato, faz com que

Alternativas
Comentários
  • Eu creio que a alternativa D está errada pelo fato de que: se ocorrer entrada de moeda estrangeira aqui no Brasil para a compra de ações na Bovespa, a moeda estrageira terá que ser convertida pela nossa moeda (real), já que as ações listadas em bolsa são de empresas brasileiras. Portanto com a troca das moedas, a estrageira pela moeda nacional, haverá uma maior demanda pela nossa moeda, o que acarretará uma valorização (e não desvalorização, como diz a questão) do cambio. Aí entra a questão básica de economia, a lei da oferta e da demanda. Uma maior demanda pela moeda nacional fará com que o "preço" dela aumente, ou seja, haverá uma valorização no cambio.

    Eu creio que seja este o motivo da questão D está errada.

     

  • Complementando a resposta da gata da Ana Paula Mecenas...

    A resposta C é correta pq se o câmbio é fixo o Banco Central deve manter a meta cambial. Se há entrada de muito capital extrangeiro no país o Bacen vai comprar o excesso de moeda estrangeira, isso gerará um aumento nas reservas. Como consequencia também trará aumento na oferta de moeda nacional, já que o banco regulador "troca" moeda estrangeira pela nacional.
  • a) Se o câmbio for flutuante irá aumentar o déficit: Entrada de dolar no páis -> Valoriza a taxa de câmbio -> Mais importações -> Aumento de déficit no BP. (ERRADA)

    c) Conforme o comentário anterior do 
     Lucio Pin

    d) Explicado na letra A

    e) Como a questão não afirma se o cãmbio é fixo ou flutuante não se pode afirma isso. Se o câmbio for fixo não altera o déficit.