GAB:
A - Pelger-Heuet
B -Certo
C - pequeno, oval e azul CLARO
D- Corpúsculos grandes. ovalados e AZUIS
Corpúsculo de Döhle: São inclusões ovais de coloração azul pálida, remanescentes de ribossomas livres que persistiram após um estágio de desenvolvimento mais precoce, localizando-se na periferia do citoplasma, na maioria das vezes isoladas. Podem ser encontradas com freqüência em grande variedade de infecções e também em traumas e queimaduras.
Granulações grosseiras ou tóxicas: São grânulos azurófilos que se mantêm no citoplasma dos neutrófilos por um estímulo à granulocitopoese durante processos infecciosos persistentes.
Vacuolizações citoplasmáticas: Representam a imagem negativa das granulações grosseiras, como resultado da depleção dos grânulos azurófilos no processo de fagocitose.
Anormalidades Hereditárias
Pelger-Hüet: Caracteriza-se pela falência no desenvolvimento dos clones normais das células da série granulocítica, levando a hipossegmentação neutrofílica, sem envolvimento funcional da célula. Os neutrófilos apresentam-se na periferia sob a forma de bastões ou com discreta segmentação. Sem exteriorização clínica, a importância de seu diagnóstico é evitar a interpretação do aumento da contagem do número de bastões como um desvio à esquerda causado por processos infecciosos agudos. É típica também nos eosinófilos. Esta anomalia pode também ser adquirida como uma reação idiossincrática a drogas, em alguns pacientes com leucemia, ou como reações mielodisplásicas, denominada pseudo-Pelger-Hüet.
May-Hegglin: Corpúsculo azulado de inclusão citoplasmática, isolado, tipo Döhle, associado a plaquetas gigantes e trombocitopenia.
Alder-Reilly: Granulações gigantes, azurófilas, encontradas especialmente nos neutrófilos associados a outros defeitos hereditários. Pode se manifestar em granulócitos, monócitos e linfócitos ou atingir somente um tipo de leucócito. Esta anomalia é vista em pacientes com desordens metabólicas, como as mucopolissacaridoses hereditárias.
Chediak-Higashi: Distúrbio raro que cursa com albinismo óculo-cutâneo, fotofobia, infecções piogênicas freqüentes e a presença de grandes corpúsculos de inclusão eosinofílicos (lisossomas gigantes) na maioria dos granulócitos, nos quais há comprometimento da função e neutropenia, resultando em sobrevida curta ao paciente.