-
Recomenda-se iniciar a pilha de cimento sobre um tablado de madeira, montado a pelo menos 30 cm do chão ou piso e não formar pilhas maiores do que 10 sacos, se o cimento for ficar estocado por mais de quinze dias.
Barras e fios de aço
Armazene sem contato direto com o solo, utilize caibros ou pontaletes;Estoque sempre em local coberto e protegido de intempéries (sol, chuva, umidade…);Caso precise estocar a céu aberto, pelo menos cubra o aço com lona plástica durante longos períodos de chuvas ou longos períodos de estocagem;Procure separar as barras por feixes e agrupadas por bitolas/diâmetro, ou até por elemento estrutural onde será utilizada, aumentando a produtividade do canteiro;Catalogue o material utilizando etiquetas em locais visíveis;Separe os recortes e sobras de aço em locais específicos, eles poderão servir em elementos não estruturais (como vergas e contravergas pré-moldadas em obra) ou para revenda;Evite que o material tenha contato direto com o solo durante o manuseio, garantindo que não haja impregnação de sujeira na superfície e diminuindo a aderência com o concreto;Por último, e muito importante, armazene longe de instalações elétricas!
Aço de protensão
Mantenha o material preferencialmente na embalagem original do fabricante, suspensos ou sobre pranchado de madeira (pelo menos 20 cm do chão) para evitar contato com o solo e proteger da umidade;Estoque em local coberto, protegido de chuva, vento e grandes variações de temperatura;Evite que as cordoalhas engraxadas fiquem expostas ao sol por muito tempo, porque pode provocar o ressecamento da bainha e comprometer a peça inteira;Separe e identifique os rolos de diferentes especificações (ex. número, comprimento e lote), confusões no momento de montagem podem causar retrabalho desnecessário;
-
Ozemir, a letra c está correta independente das recomendações informadas para estocar em local coberto. Sabe dizer qual a norma?
-
Joedy, não encontrei a norma, mas para reforça a letra d: As barras podem ficar estocadas em local aberto mesmo que sujeitas às intempéries, desde que não se ultrapasse um período máximo de dois meses. O mais importante, no entanto, é garantir que o aço não tenha contato direto com terra ou barro, para não prejudicar a aderência das barras ao concreto.
http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/64/como-estocar-e-movimentar-aco-em-obra-confira-dicas-297847-1.aspx
-
NBR 14931/2004
-----
8.1.4 Limpeza
A superfície da armadura deve estar livre de ferrugem e substâncias deletérias que possam afetar de maneira adversa o aço, o concreto ou a aderência entre esses materiais. Armaduras que apresentem produtos destacáveis na sua superfície em função de processo de corrosão devem passar por limpeza superficial antes do lançamento do concreto.
Após limpeza deve ser feita uma avaliação das condições da armadura, em especial de eventuais reduções de seção.
Armaduras levemente oxidadas por exposição ao tempo em ambientes de agressividade fraca a moderada, por períodos de até três meses, sem produtos destacáveis e sem redução de seção, podem ser empregadas em estruturas de concreto.
-------
C.4.1.4 O aço deve ser estocado sobre o piso, ou pranchado de madeira, distando pelo menos 0,30 m do solo. Os cuidados para armazenamento devem aumentar em função de tempo de permanência do aço em estoque e das condições do ambiente. Recomenda-se que o aço seja estocado na embalagem original do fornecedor. Os cabos não devem ser mantidos sob o sol por mais de três meses para evitar danificação da capa plástica, a menos que o fabricante do mesmo garanta proteção anti-raios ultravioleta na composição da capa.
-
Corrigindo as assertivas ...
A) A Norma Brasileira estipula a validade do cimento em 90 dias a partir da data de expedição, para cimentos ensacados.
B) Para o estoque de cimento, a pilha deve ser constituída de no máximo 10 sacos
C) Correto !
D) O armazenamento do aço para concreto protendido é mais restritivo, sendo necessário a sua estocagem em locais que não sofram ação de intermpéries.
E) Não pode ser armazenado a céu aberto.
-
Estocagem de cimento sobre estrado de madeira a 30 cm do chão ou piso, empilhados com altura:
-máximo de 15 unds se por período inferior a 15 dias;
-máximo de 10 unds se por período mais longo.
-
NBR 16697 – Cimento Portland — Requisitos
7.4 O cimento armazenado por mais de 90 dias deve ser reensaiado, podendo ser rejeitado se não satisfizer a qualquer requisito desta Norma. O prazo de validade é de 90 dias a partir da data de fabricação e é válido sempre que mantidas as condições de armazenamento citadas em 4.2.4, ressalvando-se que durante o transporte os sacos também devem ser protegidos contra os agentes intempéricos.