SóProvas


ID
1583986
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública

Sobre o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) apenas natureza orçamentária

    b)Uso de Material de Consumo é VPD, logo tem saldo devedor

    c)financeiro e permanente para apurar o SF

    e)não podem pois possuem naturezas de informaçoes diferentes

  • Patrimonial:

    D- Caixa e eq. de caixa (f)   C- VPA

    Orçamentário:

    D- Receita a realizar    C- Receita realizada

    Controle:

    D- Disponib. de recursos    C- Disp. por Destinação de Recursos

  • Adaptando a resposta da colega:

    a) ERRADO. Apenas natureza orçamentária.

    b) ERRADO. Uso de Material de Consumo é VPD, logo tem saldo devedor.

    c) ERRADO. Superávit Financeiro do Balanço PatrimonialAtivo Financeiro – Passivo Financeiro.

    d) CERTO. Natureza de Informação de Controle: registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle. (Acordos, Contratos, Convênios, etc.) A receita de Aluguel advém provavelmente de um contrato, da execução orçamentária e afeta o patrimônio. Portanto, utiliza contas de natureza de informação orçamentária, patrimonial e de controle.

    e) ERRADO. Não podem pois possuem naturezas de informações diferentes. Os lançamentos estarão fechados dentro das classes 1 a 4 ou das classes 5 e 6 ou das classes 7 e 8:

    - Lançamentos de natureza patrimonial: apenas debitam e creditam contas das classes 1, 2, 3 e 4.

    - Lançamentos de natureza orçamentária: apenas debitam e creditam contas das classes 5 e 6.

    - Lançamentos de natureza de controle: apenas debitam e creditam contas das classes 7 e 8.

  • Questão complexa que exige conhecimento apurado do PCASP e suas contas. Vamos analisar as alternativas:

    A alternativa A) está errada, pois o lançamento em conta de natureza patrimonial só ocorre no caso de Restos a Pagar quando ocorre o fato gerador da despesa. A inscrição de Restos a Pagar altera apenas contas com natureza de informação orçamentária. Vejamos um exemplo que ocorre com a inscrição de Restos a Pagar não Processados a Liquidar:

    A alternativa B) está errada, pois ao se utilizar/distribuir um material de consumo, incorre-se numa VPD, cujas contas têm seu saldo elevado, em geral, por um débito. Vejamos os lançamentos contábeis nesse caso:

    A alternativa C) está errada, pois a apuração do superavit/deficit financeiro é feito a partir do confronto do total do ativo financeiro com o total do passivo financeiro.

    A alternativa D) está certa. De fato, a arrecadação de aluguéis (com o fato gerador concomitante à arrecadação) afeta as três naturezas de informação contábil: patrimonial, orçamentária e de controle. Vejamos como seriam os lançamentos contábeis:

    A alternativa E) está errada, pois um lançamento contábil precisa necessariamente ser feito na mesma natureza de informação contábil. Ou seja, os lançamentos contábeis são “fechados” dentro das classes 1 a 4 ou das classes 5 e 6 ou das classes 7 e 8 da seguinte forma:

    ·        Lançamentos de natureza patrimonial: apenas debitam e creditam contas das classes 1, 2, 3 e 4.

    ·        Lançamentos de natureza orçamentária: apenas debitam e creditam contas das classes 5 e 6.

    ·        Lançamentos de natureza de controle: apenas debitam e creditam contas das classes 7 e 8.

    Gabarito: LETRA D

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Gilmar Possati

    Assertiva + Resolução

    Letra A - O lançamento contábil da inscrição de restos a pagar debita uma conta de natureza de informação orçamentária e outra de natureza de informação patrimonial. Errado

    • Os débitos e créditos devem ser efetuados dentro da mesma natureza de informação. Logo, não tem como haver um débito na natureza de informação orçamentária e um crédito na natureza de informação patrimonial, conforme informa o item. 

    Letra B - As contas Uso de Material de Consumo e Empréstimos e Financiamentos a Curto Prazo são contas que possuem saldos predominantemente credor. Errado

    • A conta “Uso de Material de Consumo” possui natureza devedora. Compreende as variações  patrimoniais  diminutivas  provenientes  da  distribuição  de  material  de  consumo.  Um material é considerado de consumo quando for de duração inferior a dois anos, frágil, perecível, incorporável, transformável ou cuja finalidade seja para consumo imediato ou para reposição.
    • A conta “Empréstimos e Financiamentos a Curto Prazo” possui natureza credora

    Letra C - A classificação das contas do ativo e do passivo para apuração do superávit financeiro é feita por meio da duplicação das contas, sendo uma circulante e outra não circulante. Errado

    • A classificação das contas do ativo e do passivo para apuração do superávit financeiro é feita por meio dos atributos “F” e “P”

    Letra D - O registro da arrecadação da receita de aluguéis utiliza contas de natureza de informação orçamentária, patrimonial e de controle. Certo

    Os lançamentos são os seguintes: 

    Natureza Patrimonial 

    • D Caixa e Equivalente de Caixa (F)     
    • C Aluguéis a Receber (P) 

    Natureza Orçamentária 

    • D Receita a Realizar       
    • C Receita Realizada 

    Natureza de Controle 

    • D Controle da Disponibilidade de Recursos   
    • C Disponibilidade por Destinação de Recursos 

    Letra E - O lançamento a débito de uma conta da classe 1 pode ter como contrapartida o lançamento a crédito de uma conta da classe 6. Errado.

    • Ver a resposta da letra A.

    ===

    PRA  AJUDAR:

    Q873319 - Q828649 - Q789759 - Q467141 - Q587891 - Q546463 - Q515762 - Q523366 - Q523365 - Q782856 - Q966234 - Q1685925 - Q986722 - Q1729539 - Q1166687 - Q1205405 - Q766150 - Q1008527 - Q944772 - Q629396 - Q557653 - Q557649