Cifra de César
Em cripitografia, a Cifra de César, também conhecida como cifra de troca, código de César ou troca de César, é uma das mais simples e conhecidas técnicas de cripitografia. É um tipo de cigra de substituição na qual cada letra do texto é substituída por outra, que se apresenta no alfabeto abaixo dela um número fixo de vezes.
SISTEMAS DE SUBSTITUIÇÃO POLIALFABÉTICA
Os sistemas de substituição simples e de permutação são muito fáceis de serem quebrados. Na tentativa de colocar mais dificuldade no processo tentou-se o sistema polialfabético. Nesse sistema, ao invés de um único alfabeto de substituição, são utilizados vários alfabetos permutados, trocados periodicamente ao longo da mensagem. O objetivo principal de quem vai tentar desvendar o código é descobrir o período da chave e, depois, os códigos usados.
Transposição e Substituição
Criptografia de transposição se dá quando se pega uma palavra ou frase e rearranjam-se as letras, gerando um anagrama. Para mensagens muito curtas este método tende a ser inseguro pois existe um número limitado de rearranjo das letras.
Letra A
Diversos dispositivos cifrantes ja foram criados a fim de facilitar a vida dos criptógrafos no processo de ciframento de mensagens. Um exemplo de dispositivo cifrante é o Alberti Disc criado por Leon Battista Alberti no século 15. O dispositivo era formado por dois discos, o interno que continha um alfabeto misturado e o externo com um alfabeto e numeros de um a quatro. Esse dispositivo facilitava o processo de cifragem da mensagem e, para que se pudesse realizar a decifragem da mensagem, era necessário que o receptor tivesse em seu poder um disco idêntico ao do criptógrafo.
No século XIX, Thomas Jefferson propôs um novo dispositivo cifrante. Conhecido com Cilindro de Jefferson, o dispositivo era composto por discos com letras nas sua lateral externa, montados sobre um eixo central. O processo de cifragem era simples, o criptografo precisava apenas colocar as palavras no cilindro e escolher aleatóriamente uma outra linha de letras e asanotar e enviar ao receptor. O receptor deveria possuir um cilindro idêntico para realizar a decifragem da mensagem, na qual ele deveria apenas colocar as palavras cifradas no cilindro e girá-lo a fim de procurar uma palavra em inglês.
http://ckirner.com/aipra/site/MOOC/pag/pag-10/index.html