SóProvas


ID
158428
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O equipamento que possibilita a conexão de equipamentos entre redes, focado em escolher sempre o menor caminho para os dados, é do tipo

Alternativas
Comentários
  • Roteamento estático: Utiliza uma rota pré-definida e configurada manualmente pelo administrador da rede.

    Roteamento dinâmico: Utiliza protocolos de roteamentos que ajustam automaticamente as rotas de acordo com as alterações de topologia e outros fatores, tais como o tráfego.

    As operações com rotas estáticas são separadas em três partes:

    1. O administrador define qual rota e insere no roteador;
    2. Esta rota vai para tabela de roteamento que fica armazenada no roteador;
    3. Finalmente inicia o processo de roteamento de pacotes com base na rota definida;

     

  • Não concordo com este gabarito ser letra A. Na minha opinião a correta é B pois, uma vez escolhida uma rota para um roteador estático e a estrutura da rede alterar, este pode não ser mais o menor caminho.

  • Segundo Andrew S. Tanenbaum:

    "Os algoritmos de roteamento podem ser agrupados em duas classes principais: adaptativos e não-adaptativos. Os algoritmos não-adaptativos não baseiam suas decisões de roteamento em medidas ou estimativas do tráfego e da topologia atuais. Em vez disso, sua escolha da rota a ser utilizada para ir de I até J (para todo I e todo J) é previamente calculada off-line, sendo transferida para dos roteadores quando a rede é inicializada. Às vezes, esse procedimento é chamado roteamento estático. Em contraste, os algoritmos adaptativos mudam suas decisões de roteamento para refletir mudanças na topologia e, normalmente, também no tráfego."

    São exemplos de algoritmos de roteamento estático:
    - Algoritmo de roteamento pelo caminho mais curto
    - Algoritmo de Inundação


    São exemplos de algoritmos de roteamento dinâmico:
    - Algoritmo de roteamento com vetor de distância
    - Algoritmo de roteamento por estado de enlace

  • Existem basicamente dois tipos de roteadores:

    Estáticos: este tipo é mais barato e é focado em escolher sempre o menor caminho para os dados, sem considerar se aquele caminho tem ou não congestionamento;

    Dinâmicos: este é mais sofisticado (e conseqüentemente mais caro) e considera se há ou não congestionamento na rede. Ele trabalha para fazer o caminho mais rápido, mesmo que seja o caminho mais longo. De nada adianta utilizar o menor caminho se esse estiver congestionado. Muitos dos roteadores dinâmicos são capazes de fazer compressão de dados para elevar a taxa de transferência
  • Menor caminho sempre é o estático.
    Melhor caminho sempre é o dinâmico. 
    As vezes o menor caminho não é o melhor.
    A questão pede o menor. Portanto letra A.
  • Não concordo com o comentário do colega acima. Dado que o "Roteamento estático: Utiliza uma rota pré-definida e configurada manualmente pelo administrador da rede.", o administrador da rede pode escolher a rota mais "esdruchula" para estabelecer a conexão entre dois dispositivos e esta não ser, obrigatoriamente, o menor caminho. 
  • Comcordo com a colega Janine Vilas Boas Gonçalves Ramos
    O administrador pode colocar a rota que quiser, mesma que esta seja a de maior custo e número de saltos.
    O roteamento estático é ESTÁTICO, logo não muda. É sempre o que o administrador decidiu configurar (seja por qual razão for)

    Já o roteamento dinâmico tenta sempre escolher o caminho de menor custo possível (podendo custo ser inclusive menor número de Hops, e.g. RIP).
    Mesmo que por limitações do algoritmo de roteamento não seja possível trafegar pelo caminho de menor custo, ainda sim está é a premissa básica destes algortimos.

    A banca errou e errou feio!
    O máximo que se pode argumentar é que a questão deveria ser anulada, pois tanto roteamento estático quanto dinâmico podem em determinadas circunstâncias trafegar as mensagens pelos caminhos de menor custo
  • Se a FCC não anulou a questão é porque em algum lugar existe base para o que eles estão falando. Cabe a nós entender como a banca "pensa".

    Concordando ou não, o material do Gabriel Torres diz o seguinte:
     
    “Existem basicamente dois tipos de roteadores: os estáticos e os dinâmicos.
    Os roteadores estáticos são mais baratos e escolhem o menor caminho para o pacote de dados. Acontece que esses roteadores não levam em consideração o congestionamento da rede, onde o menor caminho pode estar sendo super utilizado enquanto há caminhos alternativos que podem estar com um fluxo de dados menor. Portanto, o menor caminho não necessariamente é o melhor caminho.

    No caso dos roteadores dinâmicos, eles escolhem o melhor caminho para os dados, já que levam em conta o congestionamento da rede. Talvez o pacote de dados siga por um caminho até mais longo, porém menos congestionado que, no final das contas, acaba sendo mais rápido.
  • Eu marquei letra B) , mas lendo com calma, realmente faz sentido ser letra A.

    O menor caminho nem sempre é o mais rápido.

    Roteador estático - define inicialmente o caminho entre os roteadores, ele leva em consideração o caminho mais curto. Definido manualmente pelo administrador.

    Roteador dinâmico - aprende com a topologia da rede, ou seja,  os roteadores se comunicam para troca de dados, que pode ser por vetor-distância, métrica de hop, um ponto a cada roteador, ou por link de enlace, que leva em consideração outras medidas.

  • Pessoal, também fui de letra B mas entendi o pq da Letra A: se optarmos pelo roteamento dinâmico, temos várias opções de protocolos de roteamento [baseado no vector distância e no link state]. Como a questão não informou o protocolo a ser usado, torna essa opção errada.

  • Estático vai qualquer um que o administrador quiser estaticamente não importa distância ou estado do enlace.

  • ah, desisto