SóProvas


ID
1584415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente a risco biológico e medidas de precaução básicas para a segurança individual e coletiva no serviço de assistência à saúde.

Indivíduos expostos a agentes biológicos da classe de risco 2 podem desenvolver doenças e infecções graves para as quais nem sempre existem meios eficazes de profilaxia ou de tratamento.


Alternativas
Comentários
  • Risco 1 - baixo risco individual e risco ausente para a comunidade, baixa probabilidade de infectar homens e animais. Risco 2 - moderado risco individual e risco adentro para a comunidade, dispõe-se de medidas profiláticas e terapêuticas. Ex: dengue, febre amarela, hepatites B, C e E. Risco 3 - alto risco individual e moderado risco para a comodidade, propaga de indivíduo para indivíduo. Ex: HIV, tuberculose. Risco 4 - alto risco indo individual e alto risco para a comunidade, alta patogenicidade, fácil propagação e não existem medidas de profilaxia ou terapêuticas. Ex: vírus ebola.
  • Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes.

    Classificação de Risco dos Agentes Biológi - Fiocruz

    www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/classificacaoderiscodosagentesbiologicos.pdf

  • GAB.E

    Complementando:

    Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a coletividade): inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças em pessoas ou animais adultos sadios. Exemplo: Lactobacillus sp.

    • Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profi láticas eficazes. Exemplo: Schistosoma mansoni.

    Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão por via respiratória e que causam patologias humanas ou animais, potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou de prevenção. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa. Exemplo: Bacillus anthracis.

    • Classe de risco 4 (alto risco individual e para a comunidade): inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade por via respiratória ou de transmissão desconhecida. Até o momento não há nenhuma medida profi lática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por estes. Causam doenças humanas e animais de alta gravidade, com alta capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente. Esta classe inclui principalmente os vírus. Exemplo: Vírus Ebola.

    • Classe de risco especial (alto risco de causar doença animal grave e de disseminação no meio ambiente): inclui agentes biológicos de doença animal não existentes no País e que, embora não sejam obrigatoriamente patógenos de importância para o homem, podem gerar graves perdas econômicas e/ou na produção de alimentos.

    http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/classificacaoderiscodosagentesbiologicos.pdf

  • Cuidadooo,pessoal! A professora fala no vídeo que a resposta seria- classe de risco 4. No entanto, percebe-se um equivoco, pois a questão fala: (...) infecções graves para as quais nem sempre existem meios eficazes de profilaxia ou de tratamento. Esse conceito seria da classe de risco 3. A chave da questão é justamente: "nem sempre existem meios eficazes". Quando se fala de classe de risco 4, não existe "nem sempre", simplesmente não existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento. Cuidado para não perderem uma questão relativamente "fácil". Abraços!