DLL USER32 - INTERFACE DE USUÁRIO – Fornece a funcionalidade para criar e gerenciar tela janelas e a maioria dos controles básicos, tais como botões e barras de rolagem, receber mouse e teclado, e outras funcionalidades associadas com a GUI parte do Windows. Esta unidade funcional reside em user32.dll. Desde o Windows XP versões, os controles básicos residem em comctl32.dll, em conjunto com os controles comuns (biblioteca de controle comum).
DLL NTDLL. - Exportada do Windows API nativo. A API nativa é a interface usada por componentes do modo de usuário do sistema operacional que deve ser executado sem o apoio de Win32 ou outros subsistemas API. A maior parte desta API é implementada em NTDLL.DLL e na borda superior do NTOSKRNL.exe (e as suas variantes), e a maioria dos símbolos exportados dentro destas bibliotecas são prefixados NT. APIs nativas também são usados para implementar muitas das "APIs do kernel" ou "APIs base" exportados pelo Kernel32.dll. A grande maioria dos aplicativos do Windows não chamam NTDLL.DLL diretamente.
DLL KERNEL32. - SERVIÇOS DE BASE – Fornecer acesso aos recursos fundamentais disponível para um sistema Windows. Incluem-se coisas como sistemas de arquivos, dispositivos, processos, threads e tratamento de erros. Estas funções residem em Kernel.exe, KRNL286.EXE ou KRNL386.EXE arquivos no Windows de 16 bits, e Kernel32.dll no Windows de 32 bits.
DLL GDI3 - INTERFACE GRÁFICA DE DISPOSITIVO – Fornece a funcionalidade para saída de conteúdo gráfico para monitores, impressoras e outros dispositivos de saída . Ele reside em gdi.exe em 16-bit do Windows, e gdi32.dll em 32-bit Windows no modo de usuário. Suporte GDI de modo kernel é fornecida por win32k.sys que se comunica diretamente com o driver gráfico
API do Windows, informalmente WINAPI, é o núcleo conjunto de da Microsoft interfaces de programação de aplicativos (APIs) disponíveis no Microsoft Windows sistemas operacionais. O nome do Windows API refere coletivamente um número de diferentes implementações da plataforma que são muitas vezes referidos por seus próprios nomes (por exemplo, Win32 API);