SóProvas


ID
1585087
Banca
Makiyama
Órgão
Banestes
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O profissional deve desempenhar suas atribuições com moderação e sobriedade, utilizando-se das prerrogativas inerentes ao cargo/função e os meios de que dispõe unicamente para a execução ou cumprimento de seus deveres. Considerando o Guia de Conduta Ética do Sistema Financeiro Banestes, pode-se afirmar que o excerto acima diz respeito a um dos Princípios Éticos Gerais adotados por esta instituição como prioritários e comuns a todos os relacionamentos. Qual princípio é esse?

Alternativas
Comentários
  • Princípios Éticos Gerais

    Dentre os princípios éticos que fundamentam a conduta humana, o Sistema Financeiro Banestes adota os seguintes como prioritários e comum a todos os relacionamentos:

    1. Probidade:

    O profissional deve exteriorizar uma conduta honesta e justa. Deve agir com integridade de caráter, retidão e honradez, procurando  satisfazer o interesse geral e descartando toda a vantagem pessoal, quer para si, quer para terceiros.

    2. Prudência:

    O profissional deve agir com capacidade sobre assuntos submetidos à sua consideração. O profissional, no exercício das atribuições, deve inspirar confiança nos superiores hierárquicos e na comunidade. Evitar ações que possam pôr em risco a finalidade de suas atribuições, o patrimônio das empresas que compõem o Sistema Financeiro Banestes e a boa imagem que deve ter a sociedade sobre os profissionais desta Instituição.

    3. Idoneidade:

    Ser idôneo é ter competência técnica, legal e moral e é condição essencial para o acesso e exercício das atribuições exigidas pelo  cargo/função no Sistema Financeiro Banestes.

    4. Temperança:

    O profissional deve desempenhar suas atribuições com moderação e sobriedade, utilizando-se das prerrogativas inerentes ao  cargo/função e os meios de que dispõe unicamente para a execução ou cumprimento de seus deveres. Evitar qualquer ostentação que possa pôr em dúvida sua honestidade ou sua disposição para o cumprimento dos deveres próprios do cargo/função.

    5. Respeito:

     O profissional deve tratar as pessoas com respeito. Tratar as pessoas com respeito significa não discriminar ou permitir a discriminação;  não destratar, ameaçar, oprimir, constranger, caluniar ou desqualificar quem quer que seja. Respeitar o outro é também proporcionar autonomia e dar as informações de que os outros precisam para tomar decisões.

    6. Responsabilidade:

    O profissional deve cumprir seus deveres e atribuições com responsabilidade. Quanto mais elevado for o cargo ou função que o   profissional ocupa, maior é a sua responsabilidade para divulgar e propagar as diretrizes deste Guia, a fim de que ele seja cumprido.

    Avante!

  • A