SCAN - varreduras em redes de computadores, com o intuito de identificar quais computadores estão ativos e quais serviços estao sendo disponibilizados por eles.
SCAM - Não é scaN (varredura) e sim scaM, são quaisquer esquemas para enganar um usuário, geralmente, com finalidade de obter vantagens financeiras. Ataques deste tipo são enquadrados na categoria fraude
WORM - é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
VÍRUS - Esse tipo de Malware é um código que pode ser representado por um programa ou parte de um programa com a capacidade de gerar cópias de si mesmo e se inserir em outros progr ou arquivos. Depende de uma ação direta do usuário ou do SO em termos de execução. O vírus não envia sozinho cópias de si mesmo para outros computadores.
FLOOD - é uma técnica que ataca os roteadores, duplicando pacotes recebidos. Ex: Syn Flood, zombie flood, icmp flood, service port flood e non-service port flood.
BACKDOOR - é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.
PHISHING - é uma técnica que tenta roubar informações do usuário, geralmente se passando por outra entidade, ex: e-mail se passando pelo banco, pedindo para atualizar dados.
SPOOFING - é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra. Ataques deste tipo são bastante usados para propagação de códigos maliciosos, envio de spam e em golpes de phishing. Atacantes utilizam-se de endereços de e-mail coletados de computadores infectados para enviar mensagens e tentar fazer com que os seus destinatários acreditem que elas partiram de pessoas conhecidas.
DoS - Negação de serviço, ou DoS (Denial of Service), é uma técnica pela qual um atacante utiliza um computador para tirar de operação um serviço, um computador ou uma rede conectada à Internet. Quando utilizada de forma coordenada e distribuída, ou seja, quando um conjunto de computadores é utilizado no ataque, recebe o nome de negação de serviço distribuído, ou DDoS (Distributed Denial of Service).