A assinatura digital permite comprovar a autenticidade e a integridade de uma informação, ou seja, que ela foi realmente gerada por quem diz ter feito isto e que ela não foi alterada.
A assinatura digital baseia-se no fato de que apenas o dono conhece a chave privada e que, se ela foi usada para codificar uma informação, então apenas seu dono poderia ter feito isto. A verificação da assinatura é feita com o uso da chave pública, pois se o texto foi codificado com a chave privada, somente a chave pública correspondente pode decodificá-lo.
Para contornar a baixa eficiência característica da criptografia de chaves assimétricas, a codificação é feita sobre o hash e não sobre o conteúdo em si, pois é mais rápido codificar o hash (que possui tamanho fixo e reduzido) do que a informação toda.
http://cartilha.cert.br/criptografia/
===Letra A===
utiliza algoritmos de criptografia assimétrica muito rápidos, porém, com a utilização de resumos criptográficos no processo de autenticação, seu desempenho é reduzido, já que a geração destes resumos é lenta. (ERRADO)
-A criptografia assimétrica possui um processamento mais lento que a de chave simétrica;
-Uma função de resumo e um método criptográfico que, quando aplicado sobre uma informação, independentemente do tamanho que ela tenha, gera um resultado único e de tamanho fixo. A geração de um resumo é rápida.
===Letra B===
garante autenticidade, não repúdio, confidencialidade e veracidade das informações contidas no documento assinado.(ERRADO)
Assinatura digital tem como objetivo atender os atributos de integridade, Não repúdio e autenticidade.
===Letra C===
é utilizada para garantir o acesso a sistemas ou ambientes computacionais por meio da biometria, uma vez que cada pessoa possui características biométricas únicas.(ERRADO)
Assinatura digital
- Permite comprovar a autenticidade e a integridade de uma informação, ou seja, que ela foi realmente gerada por quem diz ter feito, isto é, que ela não foi alterada.
- Baseia-se no fato de que apenas o dono conhece a chave privada e que, se ela foi usada para codificar uma informação, então apenas seu dono poderia ter feito isto.
===Letra D===
utiliza a função hashing que, a partir de uma mensagem de tamanho fixo, gera um hash de tamanho variável.(ERRADO)
utiliza a função hashing que, a partir de uma mensagem de tamanho variável, gera um hash de tamanho fixo
===Letra E===
não impede que o documento seja alterado, porém, caso seja, o seu hash criptográfico será diferente do original, mostrando que houve violação de integridade. (CERTO)