SóProvas


ID
1585285
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere estas duas recomendações de segurança em redes sem fio:


I. Mudar o SSID, ou nome que identifica a rede, contribui para a segurança da autenticação da rede que utiliza este protocolo. Existem diversas tabelas de senhas já quebradas em SSIDs configurados de fábrica. Modificar o SSID para algo personalizado garante que essas tabelas sejam inutilizadas.

II. Utilizar este protocolo aumenta a segurança da rede, pois utiliza o AES, um sistema de criptografia bastante seguro, baseado no uso de chaves de 128 a 256 bits. Usar o AES garante uma maior segurança, mas exige mais processamento, o que pode ser um problema no caso de redes com pontos de acesso e placas antigas que não têm recursos ou poder de processamento suficientes.


Os protocolos citados nas afirmativas I e II são, correta e respectivamente, 

Alternativas
Comentários
  • WPA (Wi-Fi Protected Access) é um protocolo de comunicação via rádio. É um protocolo WEP melhorado. Também chamado de WEP2, ou TKIP (Temporal Key Integrity Protocol), essa primeira versão do WPA (Wi-Fi Protected Access) surgiu de um esforço conjunto de membros da Wi-Fi Aliança e de membros do IEEE, empenhados em aumentar o nível de segurança das redes sem fio ainda no ano de 2003, combatendo algumas das vulnerabilidades do WEP.

    .

    O WPA2 ou 802.11i foi uma substituição da 'Wi-fi Alliance' em 2004 à tecnologia WPA, pois embora fosse bem segura em relação ao padrão anterior WEP, a 'Wi-fi Alliance' teve a intenção de fazer um novo certificado para redes sem fio mais confiável e também necessitava continuar o investimento inicial realizado sobre o WPA. Este utilizava um protocolo denominado 'Advanced Encryption Standard (AES)', que é muito seguro e eficiente, mas possui a desvantagem de exigir bastante processamento.


  • e-

    O protocolo WPA2 suporta o algoritmo de criptografia AES com block size 128 bits. chave: 128, 196 e 256 bits