SóProvas


ID
1585309
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública

As ações I a IV referem-se a atividades realizadas em um órgão da Administração pública:


I. Contabilizar uma nota fiscal ou documento inidôneo no sistema e, posteriormente, emitir uma nota de empenho e receber o seu valor correspondente no setor financeiro.


II. Lançar determinado evento contábil e, posteriormente, emitir parecer sobre o mesmo.


III. Informar senhas pessoais, que são de uso restrito, a outros usuários para a alterar ou excluir registros que possam interferir em resultados e comprometer tomadas de decisões.


IV. Incluir dados e informações privilegiadas, capazes de comprometer as decisões dos processos licitatórios, bem como a emissão de notas de empenho global.


Essas ações 

Alternativas
Comentários
  • Letra C --- As ações realizadas são ações que ferem os princípios da segregação de funções. p_q

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre o princípio da segregação de funções no âmbito da administração pública.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Aragão (2010) traz que a segregação de funções é um dos principais pilares do controle interno, uma vez que possui entre seus objetivos: a redução de riscos de erros, desperdício ou procedimentos incorretos e o risco de não detecção de tais problemas. Para o autor, a separação entre as funções de autorização, aprovação, execução e controle são premissas imprescindíveis para o desenvolvimento das atividades de forma impessoal e eficiente.
    Portanto, a segregação de funções possui como função essencial a de servir como instrumento de controle interno da própria administração pública, com o intuito de garantir a independência funcional dos servidores e da estrutura administrativa em suas várias vertentes.
    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra “C", uma vez que o princípio da segregação de funções possui como diretriz a separação de funções, pois preconiza que diferentes servidores ou setores atuem nas mais diversas fases de um programa ou serviço, impedindo que ocorra os mais diversos erros, como as falhas, as omissões, as fraudes e corrupções, o abuso de poder dentre outros.
    Gabarito do professor: Letra “C".

    Fonte: ARAGÃO, Marcelo Chaves. Auditoria interna e controle governamental. Brasília: TCU, 2010.