-
Carvão ativado:Muito eficaz em feridas de mau odor,é indicado para cobertura de feridas infectadas exsudativas com ou sem odor.Também necessita de uma cobertura secundária com gaze e fita adesiva;
Hidrocolóide:As coberturas de hidrocoloides são impermeáveis a água e as bactérias e isolam o leito da ferida do meio externo.Evita o ressecamento,a perda de calor e mantém um ambiente úmido ideal para a migração das células. Indicada.Indicada para feridas com pouca ou moderada exsudação,podendo ficar até 07 dias;
Hidrogel:Proporciona um ambiente úmido oclusivo favorável ao processo de cicatrização,evitando o ressecamento do leito da ferida e aliviando a dor.Indicada para p uso em feridas limpas e não infectadas,tem o poder de desbridamento em áreas de necrose.
-
Observações sobre o hidrogel:
A - Gel (hidrogel) é um hidrocolóide que possui maior teor de água, sendo indicado para lesões com pouca exsudação ou escaras necróticas. Deve ser trocado diariamente e, se necessário, orientar a umidificação da cobertura primária da lesão, com o objetivo de manter a umidade -A - Manual de condutas para tratamento de úlceras em hanseníase e diabetes / Ministério da Saú- de, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 2. ed., rev. e ampl. – Brasília : Ministério da Saúde, 2008.
B - Considerar a utilização de hidrogel em úlceras por pressão pouco profundas e minimamente exsudativas - Prevenção e Tratamento de Úlceras por Pressão: Guia de Consulta Rápida - NPUAP, EPUAP e PPPIA - 2014;
Sob essas observações a alternativa I sobre o uso do hidrogel torna-se no mínimo duvidosa.
Força e Fé!
-
Contra-indicação
Sensibilidade ao gel e seus componentes, pele íntegra, incisões cirúrgicas fechadas,
lesões com excesso de exsudato
-
Os hidrogeis bem como os adesivos em geral, tem como objetivo proteger a ferida promovendo um ambiente úmido visando a cicatrização da mesma. Eles são usados em feridas secas ou com pouco exsudatos e deve ser evitado o uso em feridas com muito exudato, pois, o excesso de hidratação pode provocar maceração do tecido ao redor da ferida. (Nurse Prescribre's Formulary apud RIBEIRO, 2014)
Curativo com Hidrogel: Indicação: feridas superficiais moderada ou baixa exsudação. Remover as crostas, fibrinas, tecidos desvitalizados
ou necrosados. (GONÇALES & FRANCO, 2007)
Curativos de Hidrogel - a composição principal deste curativo é a água e a ação é a hidratação da superfície da ferida ou escara. São apresentados de três formas: a) uma estrutura fixa plana que não permite que se molde ou se adeque ao formato da ferida; b) na forma de gel amorfo em tubos, sache aluminizado, gaze saturada ou spray; c) na forma seca congelada.
a) Vantagens: molda-se à superfície da ferida; é muito eficaz na hidratação da ferida e debridamento de tecido necrosado; disponível em diferentes formas; apresenta-se frio quando aplicado e auxilia a diminuir a dor; a remoção não traumatiza a ferida; permite a visualização da ferida quando na forma plana; pode ser usado em feridas infectadas; pode ser usado em queimaduras e úlceras de pressão superficiais e profundas.
b) Desvantagens: alguns necessitam de um curativo secundário para fixação; podem requerer trocas freqüentes; tem pouca capacidade de absorção; podem macerar a pele. (Disponível em: http://www2.eerp.usp.br/site/grupos/feridascronicas/index.php?option=com_content&view=article&id=24&Itemid=33)
Em relação ao exposto acima sobre o hidrogel a alternativa I está um pouco duvidosa.
-
-
Deveria ser letra B
-
Hidrogel
Mantém o meio úmido e é autolítico.
Desbridamento autolítico e hidratação
da ferida.
Hidrocolóide
Mantém o meio úmido e aquecido, estimula
neoangiogênese e autólise, são impermeáveis a
microrganismos.
Feridas limpas, pouco exsudativas e
prevenção de úlcera (lesão) por pressão.
Não utilizar como curativo secundário.
Alginato de cálcio
Hemostasia mantém o meio úmido, absorve o
exsudato e preenche cavidades.
Feridas cavitárias, exsudativas, tecido
vinhoso e áreas de exposição óssea.
http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/3507912/Caderno+4+-+Medidas+de+Preven%C3%A7%C3%A3o+de+Infec%C3%A7%C3%A3o+Relacionada+%C3%A0+Assist%C3%AAncia+%C3%A0+Sa%C3%BAde/a3f23dfb-2c54-4e64-881c-fccf9220c373
-
Minha gente, a professora Tatiane Campos não consegue esclarecer uma única questão que ela comenta. Vamos lá em cima onde tem a interrogação na central de ajuda reclamar. Isso é imoral! Já reclamei horrores e essa professora continua aí.
-
hidrocoloide promove debridamento?
-
Olá, queridos. Gostaria de contribuir com os esclarecimentos em relação ao Hidrocolóide.
II – Os hidrocolóides promovem o desbridamento e a formação de tecido de granulação.
Essa cobertura, utilizada frequentemente na prática clínica em lesões por pressão em estágio I, e prevenção da mesma, também pode ser utilizada para promover certo desbridamento.
A sua atividade inclui "manter o meio úmido e aquecido, estimular neoangiogênese e autólise". Esse último termo, autólise, significa destruição de tecido vivo ou morto por enzimas e células do próprio organismo; "autodigestão", que será influenciada pelo hidrocolóide.
Nesse sentido, a questão está correta.
Att, Lorena Campos (enfermeira e docente).
-
Discordo do gabarito, pois o hidrogel é contraindicado para lesões excessivamente exudativas, ou débito seroso elevado como diz o item I.
Na minha opinião, gabarito deveria ser letra B
-
Na tabela da Anvisa que o hidrocolóide permite desbridamento. Essa cobertura, utilizada frequentemente na prática clínica em lesões por pressão em estágio I, e prevenção da mesma, também pode ser utilizada para promover certo desbridamento.
A sua atividade inclui "manter o meio úmido e aquecido, estimular neoangiogênese e autólise". A autólise, significa destruição de tecido vivo ou morto por enzimas e células do próprio organismo; "autodigestão", que será influenciada pelo hidrocolóide. Nesse sentido, a questão está correta.
No caso da afirmativa III não procede, uma vez que há a necessidade de cobertura secundária para
proteger a placa de alginato.