-
NTFS: O New Technology File System, conhecido como NTFS, trata-se de um sistema de arquivos que surgiu juntamente com o lançamento do Windows NT. A grande desenvoltura e excelente desempenho foi o fator determinante para que ele fosse adotado nos sistemas operacionais que surgiram depois do da Microsoft, como Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows Server 2008.
FAT: FAT é a sigla para File Allocation Table, em português, Tabela de Alocação de Arquivos. A primeira versão do FAT surgiu no ano de 1977. Nesta época era usado no sistema operacional MS-DOS e permaneceu padrão até o Windows 95. O FAT é um sistema de arquivos que tem seu funcionamento baseado em uma tabela representativa que possui a capacidade de indicar onde estão os dados de cada arquivo. A tabela usada possui função de guiar onde está localizado cada bloco e também onde estão divididos os arquivos gravados. O FAT, com o passar do tempo e surgindo assim, a necessidade de aperfeiçoamento, ganhou sucessores. A partir da grande necessidade de aperfeiçoamento do sistema, o FAT ganhou mais versões como o 12, 16 e o 32.
HPFS: O HPFS é o sistema de arquivos utilizado pelo OS/2 da IBM, com recursos que se aproximam muito dos permitidos pelo NTFS como nome de arquivos com até 254 caracteres incluindo espaços, partições de até 512 GB e unidades de alocação de 512 bytes.
Os termos 32 bits e 64 bits se referem à maneira como o processador de um computador (também chamado de CPU) processa informações. A versão de 64 bits do Windows processa grandes quantidades de RAM (memória de acesso aleatório) com maior eficácia do que um sistema de 32 bits.
-
Fiquei na dúvida da palavra capacidade Melhor espaço ou melhor desempenho.
-
(FAT32 possui uma
organização totalmente diferente do NTFS.)
NTFS é um sistema de
arquivos mais avançado que o FAT32. Ele é melhor para trabalhar com grande
volume de arquivos. Além disso, permite também compactação e criptografia em
tempo real. Vantagens do NTFS sobre o FAT32:
- Suporte a segurança e
compreensão de dados
- Auditoria: pode-se saber a que horas ele se iniciou o seu
trabalho no Windows, o que ele fez, quais arquivos foram modificados, que
programas foram executados, entre outras informações.
- JOURNALING: recurso
muito importante para manter a integridade de arquivos quando o sistema
operacional falha ou quando algum problema ocorre durante uma operação (por exemplo: você está fazendo um trabalho no Word e falta
de energia), sendo assim você pode recuperar mais rápido.
- FAT32: Limite de 4Gb de
arquivos.
- NTFS: Não tem limite de
tamanho de arquivo.
32 bits ou 64 bits
oferece altas taxas de de transferência de dados. Só para ter uma noção, um
slot PCI de 32 bits pode transferir até 132 MB por segundo e o 64 bits, 512 MB
por segundo.
Avante!