-
Alguém comenta?
-
A correta deveria ser a letra A.
"Interrupção é mecanismo que tornou possível a implementação da concorrência nos computadores sendo o fundamento básico dos sistemas multiprogramáveis (MACHADO e MAIA, 2007)."
-
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: SEGESP-AL Prova: Perito Criminal - Tecnologia da Informação
Julgue o item que se segue, acerca de arquitetura de computadores.
A interrupção e a exceção são mecanismos que proporcionam a execução de tarefas concorrentes em sistemas multiprogramáveis.
Resposta: Certa
-
a) GABARITO
b) Buffering – Minimiza o problema da disparidade da velocidade de processamento existente entre o processador e os dispositivos de E/S. O objetivo principal desta técnica é manter, na maior parte do tempo, processador e dispositivos de E/S ocupados.
Técnica de buffering - Utilização de uma área de memória para a transferência de dados entre periféricos e a memória principal.
c) Spooling - Lembrar de IMPRESSORAS! Permite desvincular o programa do dispositivo de impressão, impedindo que um programa reserve a impressora para uso exclusivo. Atualmente é implementada na maioria dos Sistemas Operacionais fazendo com que a UCP e os dispositivos de E/S sejam aproveitados de forma mais eficiente.
d) Mapeamento – Permite ao SO traduzir um endereço localizado no espaço virtual para um no espaço real. Tradução dos endereços lógicos para os endereços físicos.
e) Reentrância - Capacidade de um código executável ser compartilhado por diversos usuários, exigindo que apenas uma cópia do programa esteja na memória.
-
Interrupção - o processador para de fazer o que está fazendo para atender o dispositivo que pediu a interrupção
Interrupção de software = utilizada para permitir que um programa em modo usuário passe para o modo núcleo e o seu controle para o SO. Conhecidas por “Trap” ou “Exception” (exceções). ( evento interno )
Interrupção de hardware = consiste em um evento onde um dispositivo (hardware) solicita a intervenção do processador, tratamento pelo SO e ocasiona um desvio forçado no fluxo de execução. ( eventos externos ) Gerada por dispositivos