Abstract Factory (Objeto/Criacional): delega a responsabilidade de instanciação aos objetos relacionados ou dependentes;
Builder (Objeto/Criacional): separa a construção de um objeto complexo de sua representação
Adapter (Classe ou Objeto/Estrutural): modifica interfaces de classes ou objetos para que haja comunicação que não existiria sem tal adaptação.
Bridge (Objeto/Estrutural): separa a representação de sua implementação, de tal que forma que ambas possam variam independentemente.
Façade (Objeto/Estrutural): fornece uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema.
Decorator (Objeto/Estrutural): anexa responsabilidades adicionais a um objeto dinamicamente, estendendo uma funcionalidade por meio de uma subclasse.
Singleton (Objeto/Criação): garante uma e somente uma instância de determinado objeto.
Observer (Objeto/Comportamental): atualiza uma lista de objetos quando alguma alteração ocorre em um objeto considerado importante.
Strategy (Objeto/Comportamental): define uma família de algoritmos, encapsula cada uma delas e as torna intercambiáveis, permitindo que o algoritmo varie independentemente dos clientes que a utilizam.
Ao total são: 23 padrões
Para lembrar dos Padrões de Criação (5 ao total):
A Fábrica Abstrata constrói um protótipo único.
1 - Factory Method
2 - Abstract Factory
3 - Builder
4 - Prototype
5 - Singleton
Os padrões estruturais são dados por (7 ao total):
A ponte adaptada é composta de decorações na fachada para o peso mosca se aproximar.
1 - Bridge
2 - Adapter
3 - Composite
4 - Decorator
5 - Facade
6 - Flyweight
7 - Proxy
Os restantes (11) são comportamentais: Observer, Visitor, Template Method, Strategy, Chain of Responsability, Memento, Iterator, Mediator, Command, Interpreter, State.
Gabarito:
e) X