Um plano de contingência, também chamado de planejamento de riscos, plano de continuidade de negócios ou plano de recuperação de desastres, tem o objetivo de descrever as medidas a serem tomadas por uma empresa, incluindo a ativação de processos manuais, para fazer com que seus processos vitais voltem a funcionar plenamente, ou num estado minimamente aceitável, o mais rápido possível, evitando assim uma paralisação prolongada que possa gerar maiores prejuízos a corporação.
Esse "(...) Mas pode-se ainda acrescentar a utilização de": Foi marrrrvado!!! Achei que era adicional, não adversativo !!!!
Mas prossigamos:
Um Plano de Contingência é um documento institucional com a finalidade de fornecer orientações procedimentais quando da necessidade de mitigação de danos à imagem da organização. Planos dessa natureza são inicialmente desenvolvidos através da identificação de possíveis agravos ao fluxo normal dos negócios, logo então, é dado o desdobramento de estratégias que permitam suplantar tais agravos dando assim seguimento às suas atividades habituais.
O processo de desenvolvimento de um plano de contingência eficaz pode ser dividido em seis etapas fundamentais:
1) Identificação de suas necessidades;
2) Avaliação de seu impacto;
3) Seleção de medidas e controles adequados;
4) Desenvolvimento de estratégias de recuperação;
5) A construção do plano; e
6) Os testes e treinamentos.
http://www.infoescola.com/administracao_/plano-de-contingencia/
Participe do nosso grupo:
Administradores - Concurseiros
https://www.facebook.com/groups/468072400063140/