SóProvas


ID
1588891
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Quanto aos tratamentos térmicos dos aços, que recebem denominações diferentes de acordo com a velocidade de esfriamento ou com o produto obtido, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar item por item. Novamente, mais uma questão sobre tratamentos térmicos.

    (A)            Na normalização, o resfriamento do campo austenítico é rápido, obtendo-se perlita fina esferoidizada. ERRADO

    A normalização é um tratamento térmico que visa remover as tensões devidas a tratamentos mecânicos, diminuir a dureza, aumentar a ductibilidade, regularizar a textura bruta de fusão e eliminar qualquer o efeito de quaisquer tratamentos térmicos ou mecânicos a que o aço tenha sido submetido anteriormente.

    O aquecimento deve ser até uma temperatura aproximada de 50 ºC acima da zona crítica do diagrama Ferro-Carbono que foi ilustrado na questão 1(linha A1 para aços hipereutetoides; linha A3 para aços hipoeutetoides do diagrama Ferro-Carbono ilustrado na questão 1).

    Tanto os objetivos quanto o aquecimento na normalização são idênticos aos do Recozimento. A diferença entre esses tratamentos está no resfriamento: normalização o resfriamento é mais rápido, ao ar; já no recozimento o resfriamento é lento, no forno. Outra diferença entre esses dois tratamentos está no produto obtido. Basicamente, essa diferença é devida à perlita resultante. No recozimento obtém-se perlita mais ferrita em aços hipoeutetoides; perlita em aços eutetóides; e perlita mais cementita em aços hipereutetoides. Na normalização obtém-se: perlita fina mais ferrita em aços hipoeutetoides; perlita fina em aços eutetóides; e perlita fina mais cementita em aços hipereutetoides.

    Dessa forma, o item é errado porque na Normalização obtém-se perlita fina, mas não esferoidizada.

     

    (B)             No recozimento, o resfriamento do campo austenítico é lento, obtendo-se ferrita mais perlita se o aço for hipoeutetóide. CORRETO

    Conforme citado acima, o resfriamento da austenita (lembre-se que é austenita pois o aquecimento ultrapassa a zona crítica) no recozimento é de maneira lenta. E, de fato, obtém-se ferrita mais perlita em se tratando de aço hipoeutetóide.

    (C)             No recozimento, o resfriamento do campo austenítico é rápido, obtendo-se ferrita mais perlita se o aço for hipereutetoide. ERRADO

    No recozimento, o resfriamento é lento. E o resultado do recozimento para um aço hipereutetoide é cementita mais perlita.

    (D)            Na normalização, o resfriamento do campo austenítico é lento e ocorre a globulização da cementita, que faz parte da perlita. ERRADO

    Na normalização o resfriamento é rápido, ao ar. Também não ocorrer a globulização ou esferoidização da cementita.

    O tratamento no qual ocorre a esferoidização ou globulização da cementita é denominado Esferoidização. Nele o aquecimento pode ser dado abaixo da zona crítica, seguido de um resfriamento muito lento; ou pode ser dado por aquecimentos e resfriamentos alternados logo acima e logo abaixo da zona crítica; ou, ainda, por manutenção por tempos longos a temperaturas logo abaixo da zona crítica. O objetivo de tal tratamento é melhorar a ductibilidade e diminuir a dureza de aços para que seja possível, principalmente, a usinagem.

    Portanto, a alternativa (B) traz a resposta correta.

    Resposta: B

  • Recozimento pleno: Tratamento térmico usado com frequência em aços com teores baixos e médio carbono que serão submetidos a usinagens ou que irão experimentar uma extensa deformação plástica. Durante uma operação de conformação. A liga é austenitizada pelo aquecimento a até 15ºC a 40ºC acima das linhas A3 (hipo) e A1(hiper), até atingida uma condição de equilíbrio. A liga é então resfriada no próprio forno, isto é, o forno de tratamento térmico é desligado e tanto o forno como o aço é resfriado a temperatura ambiente á mesma taxa de resfriamento. O produto microestrutura desse recozimento é uma perlita grosseira (além de uma fase proeutetóide ), relativamente mole e dúctil. O procedimento de recozimento pleno demanda tempo, entretanto, tem-se como resultado uma microestrutura que possui grãos menos e uma estrutura granular uniforme.

    Normalização: Aços que foram deformado plasticamente mediante, por exemplo, uma operação de laminação, são composto por grãos de perlita (e muito provavelmente, uma fase proeutetoíde) que possuem um formato irregular e que são relativamente grandes, mas que variam substancialmente em tamanho. O tratamento de normalização é usado para refinar os grãos (isto é, para diminuir de tamanho médio do grão) e produzir uma distribuição de tamanho uniformes e desejável; aços perlíticos com grãos mais finos são mais tenazes do que aços perlíticos com grãos mais grosseiros. A normalização é obtida mediante o aquecimento a um temperatura aproximadamente 55 a 85ºC acima da temperatura crítica superior (A3, mudança de CFC > CCC) é, obviamente, dependente da composição. Após ser dado o tempo suficiente para que a linha seja completamente transformada em austenita, no que constitui um procedimento que é conhecido por austenização, o tratamento é encerrado pelo resfriamento ao ar.