SóProvas


ID
1589134
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações

As redes TDM são padronizadas pelo ITU-T em cinco categorias, sendo que no Brasil é adotada a hierarquia europeia, na qual os tributários de entrada têm taxa de amostragem 8 k amostras/s, e cada amostra é codificada com 8 bits. Considere o cenário hipotético, no qual uma base da Força Aérea Brasileira demanda de pelo menos 1500 tributários em uma rede TDM. Assinale a alternativa que indica a menor categoria capaz de atender a demanda desta base, de acordo com a classificação do ITU-T.

Alternativas
Comentários
  • Para a solução do item, é necessário conhecer o significado de tributário em redes TDM, os conceitos básicos de amostragem de sinais, as classificações do ITU-T para categorias de redes TDM e as taxas que cada categoria representa, todos estes conhecimentos específicos e necessários a profissionais de telecomunicações que trabalhem na área de hierarquias digitais.

    Da resolução do item: A solução consta dos seguintes passos: inicialmente deve ser calculada a taxa de dados do tributário, que é dada pela multiplicação da frequência de amostragens pelo número de amostras:

    Taxa por tributário: 8 bits/amostra x 8 k amostras/s = 64 kbits/s

    Com este valor, calcula-se a taxa total necessária para a base, dada pela multiplicação do número de tributários pela taxa de cada tributário:

    Taxa total = 1500 tributários x 64 kbits/s = 96.000 kbits/s

    A partir deste número, a menor categoria capaz de atender a esta taxa é aquela imediatamente superior, no caso a quarta ordem, com 139.264 kbits/s.

    Fonte: ALENCAR, Marcelo Sampaio. Telefonia Celular Digital. São Paulo: Érica, 2004.