SóProvas


ID
1589323
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

São considerados tratamentos de preservação de madeiras, processos que, comprovadamente, determinam uma impregnação nos tecidos lenhosos com um produto preservativo, sem ocasionar lesões na estrutura lenhosa, nem alterações sensíveis nas características físico-mecânicas do material. Sobre os principais processos de preservação da madeira como material de construção, analise as afirmativas abaixo.


I. Impregnação superficial: procedimentos econômicos que se resumem em pinturas superficiais ou imersão das peças em preservativos adequados.

II. Impregnação sob pressão reduzida: processos de tratamento indicados para peças que deverão ficar imersas, eventualmente sujeitas ao ataque de predadores marinhos. Os procedimentos mais clássicos são o de células cheias e o de células vazias.

III. Impregnação em autoclaves: a impregnação se dá de forma mais ou menos profunda, em todo o alburno. Os processos mais clássicos são banhos quentes e frios; substituição da seiva; e, impregnação por osmose.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)  

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Falcão Bauer, pág. 512 a 515, acerca dos principais processos de preservação:

    Processos de impregnação sob pressão reduzida: a impregnação se dá de forma mais ou menos profunda, em todo o
    alburno. Os processos mais clássicos são: banhos quentes e frios; substituição da seiva; impregnação por osmose.

    Processos de impregnação em autoclaves: são processos de tratamento indicados para peças que deverão ficar
    imersas, eventualmente sujeitas ao ataque de predadores marinhos. Os procedimentos mais clássicos são o de
    células cheias e o de células vazias.

  • A definição da II e da III estão trocadas.

    Impregnação sob pressão reduzida: a impregnação se dá de forma mais ou menos profunda, em todo o alburno. Os processos mais clássicos são banhos quentes e frios; substituição da seiva; e, impregnação por osmose.

    Impregnação em autoclaves: processos de tratamento indicados para peças que deverão ficar imersas, eventualmente sujeitas ao ataque de predadores marinhos. Os procedimentos mais clássicos são o de células cheias e o de células vazias.

  • Galera, vamos analisar as afirmativas trazidas pelo enunciado sobre os processos de preservação da madeira e julgá-los abaixo.

    I. Impregnação superficial: procedimentos econômicos que se resumem em pinturas superficiais ou imersão das peças em preservativos adequados. CORRETO

    Este procedimento consiste em uma pintura superficial ou imersão das peças em produtos preservantes. Geralmente, são executadas em madeiras secas, destinadas a ambientes cobertos sujeitos a fracas variações hidroscópicas.

    II. Impregnação sob pressão reduzida: processos de tratamento indicados para peças que deverão ficar imersas, eventualmente sujeitas ao ataque de predadores marinhos. Os procedimentos mais clássicos são o de células cheias e o de células vazias. INCORRETO

    Este procedimento pode ser efetuado de três maneiras:

    processo de dois banhos, sendo um quente e um frio;

    processo de substituição da seiva, sendo possível somente em peças verdes, mas é um processo lento;

    impregnação por osmose.

    III. Impregnação em autoclaves: a impregnação se dá de forma mais ou menos profunda, em todo o alburno. Os processos mais clássicos são banhos quentes e frios; substituição da seiva; e, impregnação por osmose. INCORRETO

    O procedimento de autoclaves é o mais efetivo. Consistem em um cilindro de alta pressão no qual a madeira é introduzida e depois os produtos químicos preservantes são injetados a pressões consideravelmente maiores que a pressão atmosférica. Existem dois processos clássicos:

    o de células cheias, onde são retirados o ar e a água do tecido lenhoso, em seguida a madeira é exposta a um banho de preservante; e

    o de células vazias, sendo inserido o preservante na peça e depois retirado pela expulsão do ar, sob pressão.

    Resposta: B