SóProvas


ID
159016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a sistemas operacionais e sistemas distribuídos, julgue os
seguintes itens.

Há sistemas operacionais nos quais a cada arquivo é associado um bloco de índice em que são armazenados endereços de blocos com os dados do arquivo. Esse método, chamado alocação indexada, reduz a fragmentação interna presente quando é empregada alocação contígua. Se um sistema suporta ambos os métodos de alocação, deve-se usar alocação indexada se o acesso aos dados for direto, e alocação contígua se o acesso for seqüencial.

Alternativas
Comentários
  • A questão é falsa por que a alocação indexada aumenta fragmentação.
    Neste tipo, o sistema localiza um arquivo através do endereço do bloco e da sua extensão em blocos. Analisaremos as três principais estratégias:
    – First-fit: o primeiro segmento livre com tamanho suficiente para alocar o arquivo é selecionado. A busca na lista é seqüencial, sendo interrompida tão logo se encontre um segmento adequado.
    – Best-fit: seleciona o menor segmento livre disponível com tamanho suficiente para armazenar o arquivo. A busca em toda a lista se faz necessária para a seleção do segmento, a não ser que a lista esteja ordenada por tamanho.
    – Worst-fit: o maior segmento é alocado e a busca por toda a lista se faz necessária, a menos que exista uma ordenação por tamanho.
  • Errada. A alocação indexada comparada com a contígua tem maior fragmentação INTERNA, pois aloca blocos (normalmente 4k), ou seja, arquivo que não são multiplos do tamanho do bloco, desperdiçará memória, já a alocação contígua, pode ver caso a caso usando um dos algorítmos: first fit, best fit e worst fit. No entanto a alocação indexada não possui fragmentação EXTERNA.
  • Esse método, chamado alocação indexada, elimina a fragmentação externa presente quando é empregada alocação contígua. 

  • Há sistemas operacionais nos quais a cada arquivo é associado um bloco de índice em que são armazenados endereços de blocos com os dados do arquivo. Esse método, chamado alocação indexada, reduz a fragmentação interna presente quando é empregada alocação contígua. Se um sistema suporta ambos os métodos de alocação, deve-se usar alocação indexada se o acesso aos dados for direto, e alocação contígua se o acesso for seqüencial.

    Na alocação contígua, NÃO existe o problema da fragmentação INTERNA, como afirma a questãopois os espaços sao alocados previamente de acordo com a necessidade, evitando o desperdicio (fragmentação interna); Perceba tb, que se retirarmos a parte grifada acima o resto do texto estaria todo correto ok!?

    Tipos de Alocação de Arquivos (Resumo):
    1. Alocação Contígua ou Sequencial: blocos de memoria sao alocaddos previamente, ocorre o problema de fragmentacao EXTERNA;
    2. Alocação Encadeada: cada bloco aponta para o proximo bloco pertencente ao arquivo, perde-se area util (onde ficara o ponteiro) mas corrige o problema de fragmentacao externa;
    3. Alocação Indexada: Existe um bloco de indice onde podera ser consultado para acessar o arquivo diretamente. corrige o problema da fragmentação externa.
  • Errada. Vamos quebrar a questão em partes.

     

    "Há sistemas operacionais nos quais a cada arquivo é associado um bloco de índice em que são armazenados endereços de blocos com os dados do arquivo." Até aqui tá tudo bem. Esse modo se refere à Alocação Indexada.

     

    "Esse método, chamado alocação indexada, reduz a fragmentação interna presente quando é empregada alocação contígua." Errado. Ele reduz a fragmentação EXTERNA. A fragmentação interna continua a ocorrer em todos os modos.

     

    "Se um sistema suporta ambos os métodos de alocação, deve-se usar alocação indexada se o acesso aos dados for direto, e alocação contígua se o acesso for seqüencial." Certinho.

     

    ###########################

    Tiago Melquiades, se me permite corrirgir seu comentário...

     

    Todos os tipos de alocação estão sujeitos à fragmentação INTERNA. Pois, na maioria das situações, o arquivo poderá não ocupar o bloco inteiro... ou seja, aquele espacinho que sobra dentro do bloco é a chamada Fragmentação INTERNA.

     

    A EXTERNA acontece apenas na alocação Contígua, pois esta é a única que exige alocação de forma sequencial... as demais (encadeada e indexada) permitem que o arquivamento seja feito de forma espalhada no disco e, consequentemente, eliminam a fragmentação externa. Lembrando que a Frag. Externa é causada pela criação e eliminação constante de arquivos, e, com o tempo, ocorre o surgimento de espaços vagos sem que haja tamanho suficiente para se alocarem novos arquivos.

     

    Como dito pelo outro "Thiago", a alocação indexada elimina a fragmentação externa, mas ela NÃO reduz a fragmentação INTERNA em virtude de ocupar, geralmente, vários blocos não contíguos... e estes podem estar mais fragmentados internamente.