-
ERRADO.
Firewal que evita esse tipo de ataque é o FIREWALL DE APLICAÇÃO para filtrar dados inseridos.
-
Não há como um firewall barrar um ataque de buffer overflow.
A aplicação que está aberta para receber conexões externas não é avaliada pelo firewall.
Além disso, buffer overflow ocorre no ataque direto ao processo em execução. O estouro da pilha faz com que o atacante termine com as permissões usadas pelo processo antes do estouro. Portanto, processo rodando como ROOT que sofrerem ataques de bufferoverflow darão ao atacante acesso completo de administrador (ROOT) ao sistema.
-
Errado.
Ataques de buffer overflow estão na camada de aplicação, enquanto os firewalls com inspeção de estado atuam nas camadas de rede e transporte.
Bons estudos.
-
Inspeçao de estado é o seguinte: Em vez de filtrar os pacotes apenas baseado na origem e destino dos endereços IP, o firewall compara o padrão de bits do pacote com um padrão conhecido, sem necessidade de processar toda a mensagem.
-
Segundo Nakamura (2010, p. 272),"O sistema de detecção de intrusão baseado em rede (NIDS) é eficiente principalmente contra ataques como port scanning, IP spoofing ou Syn flooding e é também capaz de detectar ataques de buffer overflow [...]."
Bibliografia:
Segurança de redes em ambientes cooperativos
Autor: Nakamura
Editora: Novatec
-
colaborando.. Firewall Statefull é util contra ataque SYN flooding, pois identfica o ataque através da análise da quantidade excessiva de pacotes recebidos
-
mantra do concurseiro´´firewall NÃO BARRA ataque de buffer overflow´´.
-
GABARITO: ERRADO.
-
Errado.
O firewall (de estado e de pacote) não é uma medida eficaz para mitigar ataques de buffer overflow, pois esse ataque ocorre na camada de APLICAÇÃO e, nesse caso, o ideal seria o proxy.
Complementando:
Servidores proxy que atuam em nível de aplicação conseguem bloquear acesso a arquivos executáveis em conexões HTTP, o que não pode ser realizado com filtros de pacotes. (2018/PF)
- O proxy é um intermediário entre a rede interna e um servidor, dentre outras funções, melhorando a velocidade de resposta na requisição de páginas por guardá-las em cachê. Já os antivírus residem na memória RAM. Ele degrada, normalmente, o desempenho do computador por estar na memória RAM e ser pesado. É por isso que, em geral, em computadores com pouca memória há lentidão quando há o escaneamento de vírus. Também, é pela mesma razão que mais de um antivírus no computador tende a deixá-lo lento.
-
Segundo Stallings (2014, p. 193): "Como os firewalls de filtro de pacotes não examinam dados de camadas superiores, eles não podem impedir ataques que exploram vulnerabilidades ou funções específicas de aplicação. Por exemplo, um firewall de filtro de pacotes não é capaz de bloquear comandos específicos de aplicações; se um firewall de filtro de pacotes permitir determinada aplicação, todas as funções disponíveis dentro dessa aplicação serão permitidas".