SóProvas


ID
1590988
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente se apresenta no consultório com dor causada por pericoronatite localizada no dente 38, além de apresentar trismo, o que impede a abertura suficiente da boca para exodontia imediata do mesmo. Qual é a medicação indicada para melhorar a infecção?

Alternativas
Comentários
  • Não há aspectos que demonstrem a necessidade de uma terapia com antibióticos, questão mal formulada e passível de anulação. Pode-se melhorar a infecção com o uso de blochechos de clorexidina.

  • Atentar ao questionamento, que no caso é: "Qual é a medicação indicada para melhorar a infecção?". 

    Infecção é a invasão de tecidos corporais de um organismo hospedeiro por parte de organismos capazes de provocar doenças; a multiplicação destes organismos; e a reação dos tecidos do hospedeiro a estes organismos e às toxinas por eles produzidas.

    A medicação indicada em casos de infecção é antibiótico. 

     

     

  • Apenas em ulimo caso é recomendado antibiotico. Normalmente o bochecho com clorexidina 0,12 ja traz melhoras.
  • Todo anti-septico é um antibiótico. Mas nem todo antibiótico é um anti-septico. Questão correta. 

  • Antibioticos somente indicados em casos de envolvimento sistemicos, periocoronarite localizda nao é indicado - terapeutica medicamentosa de Eduardo Dias
  • "Quando as pericoronarites se encontram em fase inicial,as medidas de ordem local que constam do protocolo, em geral, são suficientes o bastante para resolver o problema. Invariavelmente, porém, os pacientes procuram por tratamento apenas quando o processo já se encontra bastante evoluído, com a presença de sinais de disseminação local e de manifestações sistêmicas da infecção (dor espontânea, edema, limitação de abertura bucal, linfadenite e até mesmo febre)."

    "Por isso, o uso sistêmico de antibióticos quase sempre faz parte do tratamento das pericoronarites, como complemento dos procedimentos de ordem local, para se evitarem complicações que podem acarretar consequências graves"

    Terapêutica medicamentosa em odontologia, Eduardo Dias de Andrade. – 3. ed.

  • Quando há trismo é indicada a antibioticoterapia.
  • Vivo em Alagoas e te digo: Aqui até as provas aplicadas são estranhas!