O algoritmo RSA é um dos mais bem sucedidos para criptografia assimétrica. Ele apresenta robustez e exigiria um poder de processamento gigantesco (atualmente indisponível no mundo) para a quebra de uma única chave.
Para uma introdução ao RSA, consultar: http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20070611.php ou http://pt.wikipedia.org/wiki/Rsa
=> Estamos diante de uma questão nada simples. Já conhecemos o RSA (acima) e sabemos que o algoritmo é bastante seguro, mas ainda assim pode sofrer ataques. A pergunta induz os não iniciados a confundir segurança demonstrável com certeza de que não haverá quebra da chave. Estamos diante de coisas bem diferentes. O OAEP pretende tornar o RSA mais seguro e é utilizado pelo Oracle, por exemplo, para cifrar senhas. A segurança do OAEP é demonstrável, na medida em que já está atrelada ao próprio algoritmo RSA que é público. Demonstrar a segurança do OAEP é uma questão apenas de realização de cálculos baseada em um algorimo já conhecido. (com adptações)
Apesar de dificuldade em encontrar material sobre o assunto, um bom texto encontra-se em http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=1&url=http
Fonte: http://ticoncurso.blogspot.com/2008_10_01_archive.html
Questão correta!
Qdo a questão fala "devido às propriedades deste último" ela quer dizer que o algoritmo RSA não é totalmente seguro e, como comentado, o RSA é vulnerável ao "Ataque de Texto Cifrado Escolhido".
.
Há solução para essa vulnerabilidade?
-> Sim, com a aplicação da OAEP (preenchimento ótico de cifra assimétrica = Optimal asymmetric encryption padding)
-> Dessa forma, recomenda-se que os textos claros não sejam cifrados diretamente com o RSA, devido essa vulnerabilidade.
-> Ou seja, antes de aplicar o RSA devo primeiramente aplicar o OAEP, conforme ilustrado abaixo:
.
TC -> OAEP -> RSA -> X X -> RSA -> OAEP -> TC
| CIFRAÇÃO | | DECIFRAÇÃO |
TC = Texto Claro
X = Texto Cifrado
.
Reforçando, o texto em claro não pode ser criptogrado usando o RSA diretamente, senão estará vulnerável. Por essa razão foi criada a solução para criptografar/decriptografar o TC intermediando o processo por meio do OAEP.