SóProvas


ID
159118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação aos sistemas criptográficos, julgue os itens
subseqüentes.

Os sistemas de criptografia assimétrica utilizam duas chaves: uma pública, que é usada para cifração; e uma privada, que é usada para decifração.

Alternativas
Comentários
  • É perfeitamente possível cifrar com a chave privada e decifrar com a chave pública, o que não resulta em sigilo, mas sim autenticidade.

     

    Entretanto, no entendimento do CESPE temos que:

    Chave Pública => cifração

    Chave Privada => decifração

     
    E agora? O que marcar na hora da prova?

     

  • Realmente esta questão é um pouco complicada, pois nada impede de cifrar com a chave privada e decifrar com a chave pública.

  •  essa questão está errada. é possível cifrar e decifrar tanto com chave publica ou privada.

  • A diferença é a seguinte:

    Criptografia Assimétrica: Usa a chave pública para cifrar e a chave privada para decifrar.

    Assinatura Digital: É o inverso . Usa a chave privada para cifrar e a chave pública para decifrar. Neste caso não garante a confidencialidade (sigilo).

     

  • Lena, 

    concordo com você, porém o enunciado está assim: "os sistemas de criptografia assimétrica", ou seja existem vários sistemas de criptografia assimétrica, entre eles a assinatura digital. E a assinatura digital, é como vc disse: privada cifra e publica decifra, logo é o contrário do enunciado.
  • Pessoal, nao tem nada errado na questão...

    Criptografa-se com a chave publica para se obter Confidencialidade;
    Criptografa-se com a chave privada para se obter Autenticidade;

    Uma chave é o "inverso" da outra. Consequentemente, nao importa a ordem em que são aplicadas.
    Tudo vai depender do que se quer obter: Confidencialidade ou Autenticidade.


  • Que tem a opção de se cifrar com a chave privada, todos sabem. Agora, se a questão não mencionou essa outra opção e nem disse se é para garantir privacidade, o que foi mencionado na questão está correto.
  • O problema é que há outras questões do CESPE onde se afirma que só é possível ASSINAR com a chave privada. É aí que a galera escorrega...

  • O examinador não utilizou a palavra "somente". Ele disse que a chave publica é (pode/normalmente) utilizada para cifrar e a privada é (pode/normalmente) utilizada para decifrar. Porém ele não negou o contrário.

     

    Lembrem-se, para o Cespe, incompleto não é errado.

  • Há "Jurisprudência Cespeana" que quando a banca fala em "criptografar/cifrar" o objetivo é o de garantir o SIGILO e quando fala em ASSINAR, quer garantir Autenticidade, Integridade, Não-repúdio.

    Por isso, questão correta.
    Prova disso: 

    CESPE ANTAQ 2014 Na criptografia simétrica, a mesma chave compartilhada entre emissor e receptor é utilizada tanto para cifrar quanto para decifrar um documento. Na criptografia assimétrica, utiliza-se um par de chaves distintas, sendo a chave pública do receptor utilizada pelo emissor para cifrar o documento a ser enviado; posteriormente, o receptor utiliza sua chave privada para decifrar o documento. CORRETA

    CESPE SERPRO 2008: Na criptografia por chave pública, todos os usuários possuem um par de chaves pública/privada. A chave privada é não publicada e serve para decriptação; a chave pública é a chave criptográfica. CORRETA

  • já vi questão do cespe com o gabarito errado pra esse tipo de questão. Como proceder se cair uma dessa na minha prova? tenho cada dia mais certeza de que pra passar não basta só estudo, mas tem que ter sorte também.