- ID
- 1592095
- Banca
- INSTITUTO AOCP
- Órgão
- EBSERH
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Fonoaudiologia
- Assuntos
A Gagueira tem sido amplamente estudada por diferentes áreas do conhecimento dada sua complexidade e possibilidades de interpretação. Teorias, terminologia e conceituação são bastante diversificadas, fundamentando-se em diferentes correntes do pensamento científico, e direcionando o olhar dos estudiosos da gagueira para teorias orgânicas, psicológicas e sociais. O que permite uma infinidade de leituras do “mesmo" objeto de estudo. O conhecimento destes diferentes olhares é fundamental para o embasamento da prática clínica.
Relacione a teoria da gagueira e a definição correspondente a cada abordagem e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Abordagem psicolinguística da fluência.
2. Abordagem neurolinguística da fluência.
3. Abordagem na vertente contextualizada – Análise do discurso.
4. Abordagem fenomenológica da fluência.
( ) Ruptura na transição nos diferentes níveis linguísticos, caracterizada por repetições ou prolongamentos involuntários, normalmente acompanhados por movimentos corporais ou faciais.
( ) A gagueira não é um problema de fala, mas um problema da identidade do sujeito que “luta" para não produzir um padrão de fala que prevê, para não se mostrar com uma imagem estigmatizada de falante.
( ) “... Pode ser definida pelas rupturas involuntárias do fluxo da fala, caracterizadas por repetições de sons e de sílabas, prolongamentos de sons, bloqueios e posições articulatórias fixas. Essas alterações diminuem a velocidade da fala e provocam um grau de rompimento acima da taxa pertinente à idade do falante ..."
( ) “... O ato de falar gaguejando envolve tensões que são como 'invólucros'. Essas tensões correlacionam-se, impedindo o sinergismo muscular necessário para falar fluentemente..."