SóProvas


ID
1592101
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Utilize o caso clínico a seguir para responder a questão.

Paciente, de 10 anos, sexo masculino, tinha o hábito diário de gritar na escola durante o recreio, enquanto jogava futebol. Com o passar do tempo, começou a apresentar irritação na garganta e alterações na voz.
O exame laringoscópico indireto revelou a presença de nódulos bilaterais e o paciente foi submetido a um programa de reabilitação e orientação vocal. Após um período de 20 semanas, obteve-se significativa melhora na qualidade vocal e regressão dos nódulos vocais apresentados.

Os sintomas vocais e as alterações nas pregas vocais citadas no caso descrito, em decorrência da hiperfunção vocal, foram causados por:

Alternativas
Comentários
  • Nódulos vocais são lesões de massa, benignas, bilaterais e simétricas que acometem as pregas vocais e cuja formação está relacionada a um comportamento vocal alterado e inadequado, principalmente o abuso vocal. Os nódulos nas pregas vocais aparecem devido ao atrito brusco causado pelo contato frequente e em forte intensidade entre as pregas vocais durante a produção dos sons.