SóProvas


ID
1594111
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A técnica de contenção mecânica é um procedimento muito utilizado pela equipe de enfermagem para pacientes em quadro de agitação psicomotora. Para tal procedimento, necessita-se seguir o(s) seguinte(s) passo(s):

Alternativas
Comentários
  • Contenção mecânica: LIMITAÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO FÍSICA DE UM CLIENTE, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE MEDIDAS DE CONTENÇÃO MECÂNICA

    A sua realização deve ser uma conduta excepcional e tomando todos os cuidados para que o cliente não sofra lesão, devendo constar no projeto terapêutico. A abordagem verbal e os manejos ambiental e químico deverão preceder a intervenção mecânica.

    Finalidade

    EVITAR DANOS À INTEGRIDADE FÍSICA DO CLIENTE, DOS PROFISSIONAIS E DO PATRIMÔNIO.

    REDUZIR OS RISCOS DE QUEDA DO LEITO.

    REDUZIR O RISCO DE TRAÇÃO/RETIRADA ACIDENTAL DE DISPOSITIVOS INVASIVOS, CURATIVOS E OUTROS.

    PERMITIR A REALIZAÇÃO DE EXAMES E PROCEDIMENTOS.

    Intervenções:

    APLICAR AS CONTENÇÕES MECÂNICAS, SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA, EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA OU DESCRITAS EM PROTOCOLO INSTITUCIONAL (RISCO DE AUTO E HETERO AGRESSÃO FÍSICA; RISCO IMEDIATO DE TRAÇÃO DE DISPOSITIVOS INVASIVOS E QUEDA E OUTROS), MEDIANTE INSUCESSO NA ABORDAGEM VERBAL E NO MANEJO AMBIENTAL. COMUNICAR AO MÉDICO, LOGO APÓS.

    NUNCA APLICAR A CONTENÇÃO MECÂNICA POR CONVENIÊNCIA, PUNIÇÃO, DISCIPLINA E CORREÇÃO. PROPORCIONAR AO CLIENTE UM AMBIENTE PRIVATIVO.

    MANTER A CABECEIRA DA CAMA ELEVADA A 30 – 45°.

    COLOCAR O CLIENTE COM A CONTENÇÃO MECÂNICA O MAIS PRÓXIMO DO CAMPO DE VISÃO DA ENFERMAGEM.

    AFERIR OS SSVV

    CONTER O MEMBRO ABAIXO DE UM ACESSO INTRAVASCULAR PERIFÉRICO, PARA EVITAR A CONSTRIÇÃO E INFILTRAÇÃO DA SOLUÇÃO QUE ESTIVER SENDO INFUNDIDA.

    MANTER AS CONTENÇÕES LIMPAS E SECAS.

    EVITAR CONTER UMA REGIÃO QUE POSSUI UMA LESÃO INSTALADA.

    EVITAR IMOBILIZAR UM CLIENTE EM DECÚBITO VENTRAL, POIS DIFICULTA OS MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS, ALÉM DE LIMITAR O SEU CAMPO VISUAL.

    OFERECER CONFORTO PSICOLÓGICO AO CLIENTE CONSTANTEMENTE, ESCLARECENDO O CARÁTER NÃO PUNITIVO E O MOTIVO DA INTERVENÇÃO.

    MONITORAR A PELE E A CIRCULAÇÃO DOS MEMBROS CONTIDOS A CADA 30 MINUTOS, ATENTANDO PARA A PRESENÇA DE HIPEREMIA, LESÃO, EDEMA, CIANOSE, PALIDEZ CUTÂNEA, EXTREMIDADES FRIAS E ALTERAÇÕES DE SENSIBILIDADE. NESSES CASOS, SOLTAR AS CONTENÇÕES E REAVALIAR A MEDIDA DE CONTENÇÃO.

    SOLTAR AS CONTENÇÕES A CADA 2 HORAS, COM SUPERVISÃO, PARA QUE O CLIENTE POSSA SE MOVIMENTAR, VIRAR E RESPIRAR PROFUNDAMENTE.

    ADMINISTRAR OS MEDICAMENTOS PARA O MANEJO DA AGITAÇÃO PSICOMOTORA, CONFORME PRESCRIÇÃO MÉDICA.

    REAVALIAR O COMPORTAMENTO/NÍVEL DE CONSCIÊNCIA DO CLIENTE E A EFICÁCIA DO MEDICAMENTO A CADA 2 HORAS, PARA IDENTIFICAR A NECESSIDADE OU NÃO DA MANUTENÇÃO DAS CONTENÇÕES. MANTER VIGILÂNCIA SOBRE OS RISCOS PSÍQUICOS DAS CONTENÇÕES, TAIS COMO: AGRAVAMENTO DA CONFUSÃO, HUMILHAÇÃO, PERDA DA AUTOESTIMA, DA MEMÓRIA E DA DIGNIDADE, SENTIMENTO DE ABANDONO, DEPRESSÃO, MEDO, RAIVA E INDIFERENÇA.

    ENVOLVER O CLIENTE, CONFORME AUMENTA O SEU AUTOCONTROLE, NO PROCESSO DECISÓRIO PARA PASSAR A UMA FORMA MENOS RESTRITIVA DE INTERVENÇÃO.

    CAPACITAR A EQUIPE DE ENFERMAGEM PARA ATUAR COM HABILIDADE E SEGURANÇA NA CONTENÇÃO FÍSICA E MECÂNICA DO CLIENTE AGRESSIVO, CONFUSO E/OU COM AGITAÇÃO PSICOMOTORA

  • Aonde está o erro na alternativa A?