SóProvas


ID
1594147
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Philippe Pinel (1745-1826) foi fundamental na mudança do estatuto do louco e autor de uma obra original, relatando que a ideia de loucura seria uma doença passiva de tratamento e cura. Essa ideia partiu de seus estudos sobre

Alternativas
Comentários
  • Influenciado pelas ideias do Iluminismo e da Revolução Francesa, Philippe Pinel (1745-1826) foi pioneiro no tratamento de doentes mentais e um dos precursores da psiquiatria moderna. Formado em medicina pela Universidade de Tolouse (França), dirigiu os hospitais de Bicêtre e Salpêtrière.

    Ao estudar a mania intermitente, Pinel concluiria que é possível ter acesso ao alienado mental e reintegrá-lo à sociedade. A partir de Pinel, a loucura pode ser tratada porque é possível dialogar com o insensato. A alienação seria um episódio na vida do sujeito, ainda que cíclico, do qual é possível sair através do tratamento.


    Gabarito do Professor: Letra E


    Bibliografia


    Batista M. Breve história da loucura, movimentos de contestação. Revista de Ciências Sociais, n. 40, Abril, pp. 391-404, 2014. Facchinetti C. Philippe Pinel e os primórdios da Medicina Mental. Rev. latinoam. psicopatol. fundam., São Paulo , v. 11, n. 3, p. 502-505, Sept. 2008 .