Galeno (Sicília – Grécia ), distinguiu as veias das artérias, o sangue venoso do arterial, propôs pela primeira vez que o corpo fosse controlado pelo Cérebro, dando a distinção entre nervos sensoriais e motores, descobriu que os rins processam a urina e demonstrou que a laringe é responsável pela voz. No campo da anatomia, Galeno distinguiu ainda os ossos com e sem cavidade medular. Descreveu a caixa craniana e o sistema muscular. Pesquisou os nervos do crânio e reconheceu os raquidianos, os cervicais, os recorrentes e uma parte do sistema simpático.
Hipócrates (Tessália – Grécia), considerado Pai da medicina, responsável pelo diagnóstico de epidemias como tuberculose, malária, pneumonia, entre outras. Fundamentava-se na teoria dos quatro humores corporais (sangue, fleugma, bílis amarela e bílis negra), mais tarde essa teoria influenciou Galeno. Hipócrates estudou para compreender o organismo, incluindo a personalidade. Criou o famoso juramento de Hipócrates.
Sócrates (Atenas – Grécia), teve grande contribuição no campo da ética, teve grande contribuição filosófica ao gerar 3 grandes ideias: a crítica aos sofistas, a arte de perguntar e a consciência do homem. O método socrático baseava-se em questionar com perguntas simples e quase ingênuas para aprender a pensar por si mesmo. Sua frase célebre “Só sei que nada sei!”
Empédocles (Sicília – Grécia), estabeleceu que quatro elementos (Ar, Água, Terra e Fogo) fazem toda a estrutura do mundo. Tinha interesse por cosmogênese e ontologia.
Kraepelim (Alemão), psiquiatra do século XX, contrariava as teorias de Sigmund Freud, descreveu teorias para doenças psiquiátricas que são utilizadas até hoje, como a psicose maníaco depressiva (transtorno de personalidade bipolar) e demência precoce (atualmente, esquizofrenia). Foi colega de Alois Alzheimer e co-descobridor do Mal de Alzheimer.
ALTERNATIVA A