SóProvas


ID
1594402
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As proteínas se aderem à superfície dos oxigenadores e circuitos logo após o início da perfusão. A proteína que inicia o processo de aderir aos circuitos denomina-se

Alternativas
Comentários
  • O fibrinogênio é uma glicoproteína com alto peso molecular, produzida principalmente pelo fígado, sendo componente fundamental da cascata de coagulação.

  • O fibrinogênio é uma proteína de coagulação (fator I da coagulação) produzida pelo fígado. Também é chamado de proteína de fase aguda porque sua concentração no sangue aumenta rapidamente em resposta a processos inflamatórios e neoplásicos. 

    O início da perfusão se acompanha de adsorção e deposição de proteínas do plasma nas superfícies internas dos tubos, oxigenadores e filtros, especialmente fibrinogênio, gamaglobulinas e em menor proporção, a albumina. Forma-se uma verdadeira camada de revestimento proteico. Outras proteínas, inclusive fatores de coagulação e lipoproteínas, são também adsorvidas, porém em menores quantidades que o fibrinogênio. Sobre esse revestimento proteico, rico em fibrinogênio, depositam-se plaquetas que são, dessa forma, sequestradas da circulação.

    Imediatamente após o início da perfusão, quando o sangue entra em contato com as superfícies estranhas do circuito e dos oxigenadores, ocorre um processo de ativação de determinados sistemas de proteínas do plasma que, em um número de vezes, guarda uma certa relação com o tempo de duração do procedimento.

    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.

    http://ecmopro.com/ecmo-apostila/apostila/aula%2018.pdf